LusoAvia: Bem vindo a bordo!
A Língua Portuguesa é a 5ª língua mais falada no Mundo. Com sensivelmente 280 milhões de falantes é, também, a 3ª mais falada no Hemisfério Ocidental e a mais falada no Hemisfério Sul. O Português é Língua Oficial de 9 Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial (acrescentado com a entrada do País na CPLP), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor. É também Língua Oficial de Macau (antiga colónia Portuguesa).
É isso que nos une. É isso que trata o LusoAvia: o 1º Encontro Internacional de Aviação dos Países de Língua Portuguesa. Nos próximos dias 12,13 e 14 de Outubro todos estes Países estarão ligados em torno da aviação. O LusoAvia é um evento único, sem precedentes e que reúne as mais importantes organizações públicas e privadas do sector da aviação. A missão principal deste evento e fomentar a cooperação institucional e fortalecer os laços e relações empresariais num sector de importância vital nas economias dos Países. O LusoAvia contará, como já todos devem ter visto, com um painel de oradores de referencia na área. Haverá uma ‘Bolsa de emprego’ para todos os que ambicionam com uma carreira na aviação. Workshops e Conferências. É, por isso, um evento único na aviação. A Newsavia, que apoia e produz o evento é uma plataforma que atinge os 7 milhões de leitores. Foi com imenso prazer mas, acima de tudo, com muito orgulho que aceitei o convite para ser um dos embaixadores deste evento. Para além de trabalhador da área de aviação, sou um apaixonado por aviões. É disto que se trata este LusoAvia: promover, dialogar e afirmar a aviação em torno destes Países que contam com 274 milhões de cidadãos.
Não posso deixar de terminal este meu artigo com uma palavra especial ao meu amigo e mentor do projecto, o Frederico Fernandes. É extraordinário todo o empenho e dedicação a este projecto. Como disse um dia, John F. Kennedy : “As coisas não acontecem. As coisas são feitas para acontecer“. O LusoAvia é sinónimo disso mesmo. Lisboa foi porto de partida para os Descobrimentos Portugueses. 5 Séculos depois Lisboa será, sem dúvida, aeroporto de partida para novos voos. Por isso, partilhando deste sentimento de orgulho em fazer parte deste projeto, gostaria de vos dar as ‘Boas vindas a bordo’ do LusoAvia.
Encontrarmo-nos no Centro de Congressos de Lisboa.