Madeira exporta 40 toneladas de atum fresco pela TAP Air Cargo

A TAP Air Cargo realizou durante a corrente semana o transporte de cerca de 40 toneladas de atum fresco da ilha da Madeira, importado por distribuidores europeus e japoneses.

A última carga, cerca de 15 toneladas, embarcou na quinta-feira, dia 27 de maio, em dois aviões Airbus A321, que estavam estacionados no Aeroporto da Madeira – Cristiano Ronaldo desde há alguns dias, e que seguiam para Lisboa para serem reintegrados na operação da companhia aérea portuguesa, agora com mais voos e maior procura, num período de retoma  pós-pandemia.

Os voos, exclusivamente de carga, operaram de acordo com os parâmetros do serviço TAP Fresh, seguindo os procedimentos adequados, nomeadamente para o transporte de peixe, de forma a chegarem aos seus destinos nas melhores condições. A ilha da Madeira tem um grande potencial de exportação de frutas tropicais e de peixe para o continente europeu.

Fotos © TAP Air Cargo.

A TAP Cargo, um departamento do Grupo TAP que teve reforço de meios desde o ano passado, tem estado em alta, ao contrário do transporte de passageiros, devido à pandemia.

O facto de, nos últimos meses, não estarem a ser realizados os voos regulares, nomeadamente para o Brasil, América do Norte e África, potenciou as cargas, não só as relacionadas com equipamentos hospitalares e farmacêuticos para combate à covid-19, mas também outra mercadoria geral que seguia em aviões de carreira regular. A TAP adaptou aeronaves, como já tem sido noticiado, e o negócio tem crescido, com a conquista de novos mercados e a criação de outros que despontaram nesta época de paragem no transporte de passageiros.

No caso das Regiões Autónomas, Madeira e Açores passaram a dispor, desde o passado dia 15 de abril, de um voo exclusivo de carga que é realizado com uma aeronave Airbus A321, configurada só para o transporte de mercadorias, que passou a oferecer uma capacidade de 21 toneladas ou 100 metros cúbicos de volume nos porões e na cabina sem cadeiras. O voo, que se iniciou com periodicidade semanal, parte às quintas-feiras de Lisboa. Escala primeiro a ilha da Madeira, seguindo depois para as ilhas de São Miguel e da Terceira, nos Açores, regressando no mesmo dia a Lisboa (LINK notícia relacionada).

O transporte das últimas 15 toneladas de atum fresco saíram da Madeira para Lisboa na quinta-feira, dia 27, em dois voos realizados com os aviões Airbus A321 CS-TJH (na imagem a descolar) e CS-TJP. Foto © Alexandre Maio.

A TAP mantém total disponibilidade para efetuar voos ad-hoc cargo only sempre que o mercado necessitar e tem assegurado o aumento de capacidade de aeronaves sempre que a carga a expedir se justifica”, disse ao ‘Newsavia’ uma fonte da companhia aérea.

À saída da ilha da Madeira, no voo cargueiro semanal e nos voos regulares, o transporte de carga tem sido um sucesso, sobretudo as encomendas com destino a Caracas, para onde a TAP Cargo, à partida de Lisboa, realiza um voo semanal com um Airbus A330-900neo (versão só carga), por conta de transitários portugueses que recolhem muitas encomendas em cidades onde residem atualmente muitos ex-emigrados na Venezuela e descendentes, que regressaram à sua terra natal devido à situação político-social que se vive naquele país da América Latina.

 

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica