TAP Air Cargo inicia voo triangular entre Lisboa, Madeira e Açores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAP Air Cargo iniciou nesta quinta-feira, dia 15 de abril, voos regulares para transporte de carga entre Lisboa e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. As ligações vão ser asseguradas, pelo menos nos primeiros três meses, por uma aeronave Airbus A321-200 que foi adaptada para transporte de cargas na cabina de passageiros e que oferece uma capacidade total de 21 toneladas ou 100 metros cúbicos.

O avião que fez nesta quinta-feira o primeiro voo de carga (TP9501) – triangular entre Lisboa, Madeira e Açores (escalas em São Miguel e Terceira) – foi o CS-TJE, o mais antigo deste modelo ao serviço da TAP Air Portugal, que esteve armazenado em Alverca, nas instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, desde meados de junho de 2020. O avião voltou a Lisboa no final do ano passado e passou neste mês de abril para o serviço da TAP Air Cargo, modificado de acordo com as licenças temporárias da IATA e das autoridades nacionais de aviação que, permitem, nesta fase de pandemia a adaptação de aviões de passageiros para transporte de carga aérea.

A companhia aérea portuguesa tem obtido grande sucesso no transporte de carga aérea nestes últimos meses, tendo já três aviões de longo curso adaptados para esse efeito. Inicialmente os voos para os arquipélagos da Madeira e dos Açores iriam ser feitos com um avião Embraer 190 E1 adaptado para transporte de carga. Contudo, o processo não seguiu adiante, já que chegaram à conclusão que a capacidade oferecida seria pequena e a TAP, através da subsidiária Portugália Airlines, decidiu manter e reforçar a sua frota de aviões da fábrica brasileira.

O A321-200 afigura-se agora como o avião ideal para este tipo de transporte. E o primeiro voo teve capacidade lotada, segundo informação da companhia. Descarregou primeiro na Madeira, onde aterrou pelas 14h00 locais, seguindo uma hora depois para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, regressando à noite a Lisboa, ao Aeroporto Humberto Delgado. O transporte de carga, embarque e descarga, acontece em todos os aeroportos e a companhia está satisfeita com a procura para este primeiros voos.

Entre Lisboa e a ilha da Madeira existe, desde há vários anos, um serviço regular de transporte de carga aérea, operado por um avião ATR da companhia espanhola Swift Air, que voa cinco vezes por semana para um consórcio liderado por uma empresa de logística portuguesa e que, nomeadamente no período mais agudo da pandemia, em que a TAP realizava poucos voos, garantiu as ligações e transportou a carga mais urgente para a Madeira.

A TAP Air Cargo neste novo serviço que proporciona às Regiões Autónomas diz que espera contribuir para um mais fácil transporte dos produtos regionais e típicos dos Açores e da Madeira para o exterior, duma maneira particular para o continente português. Por outro lado, há muita carga originária no continente para as ilhas, sobretudo produtos perecíveis e de abastecimento imediato, movimentado pelas empresas de distribuição para supermercados e para a hotelaria em geral, com grande peso nas economias regionais.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...