Bem-vindo, !|Sair

Maior hidroavião do mundo faz primeiro teste de motores

A fábrica chinesa de aviões ‘China Aviation Industry General Aircraft Co. Ltd.’ (CAIGA) anunciou que acaba de testar com sucesso os quatro motores turboélice do que será o maior avião anfíbio do mundo, o AG600, aeronave que tem uma envergadura de 38,8 metros e o primeiro voo marcado para o primeiro semestre deste ano. Está equipado com motores WJ6 turboélice com sistema de hélice JL4A-1.

O novo avião, de fabrico chinês, é indicado para combate a incêndios e para transporte de cargas pesadas ou com maiores formatos. Segundo a empresa construtora será a aeronave ideal para responder a situações de emergência, transportando homens e equipamentos, nomeadamente para buscas a baixa altitude e salvamentos no mar, já que se trata de um hidroavião que está preparado para enfrentar ondas até dois metros de altura. Pode descolar com o peso máximo de 53 toneladas e na versão de cisterna para combate a incêndios florestais pode carregar 12 toneladas de água num rio ou lago em apenas 20 segundos.

O AG600 esteve em exposição estática no China Airshow de 2016, realizado em Zhuhai.

Resultado de muitos anos de investigações e projetos, o AG600 parece estar pronto, após sete anos em que estiveram empenhadas cerca de 70 empresas chinesas fabricantes de componentes. A empresa assegura que cerca de 90% dos componentes foram fabricados na China.

Até ao momento, refere um comunicado da CAIGA, foram recebidas 17 encomendas firmes de compra para o novo hidroavião. A fábrica está situada na cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, que faz fronteira com a Região Administrativa Especial de Macau.

 

  • A imagem de entrada foi obtida durante o teste de motores feito nas instalações da fábrica, em Zhuhai. Foto © CAIGA – China Aviation Industry General Aircraft Co. Ltd.

 width=“750” height=

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica