Mais de 3000 ex-funcionários da Varig vão receber indemnizações

23/08/2015
19141 Views

O Ministério Público (MP) brasileiro garantiu o pagamento integral dos créditos devidos a mais de 3000 ex-funcionários da companhia aérea Varig. O promotor de massas falidas, Leonardo Araújo Marques, obteve – através de recurso interposto contra a decisão da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – decisão favorável aos trabalhadores credores da antiga Varig.


Segundo Leonardo Araújo Marques, o juiz responsável pela recuperação judicial da empresa tinha determinado que os trabalhadores credores habilitados receberiam 19% dos seus respectivos créditos, na medida em que só há 48 milhões de reais (12 milhões de euros) disponíveis para o rateio entre os mais de 14 mil funcionários que, juntos, têm a receber aproximadamente 240 milhões de reais (60,2 milhões de euros). Com o deferimento do recurso do MP pela Justiça, todos os credores receberão, igualmente e no primeiro rateio, o equivalente a cinco salários mínimos.

Num segundo rateio, o saldo será repartido proporcionalmente entre os credores, porém a percentagem a ser fixada não incidirá sobre o valor total dos créditos mas, no máximo, sobre o equivalente a 150 salários mínimos. Assim, no primeiro rateio será feito o pagamento de 2075 reais (520 euros) por credor.

Com o saldo remanescente será feito um segundo rateio, e fixada uma percentagem que não incidirá sobre créditos superiores a 62.250 reais (15.719 euros).

Pelo sistema anterior, um trabalhador credor com crédito habilitado de 7 milhões de reais (1,7 milhões de euros) receberia cerca de 1,4 milhões de reais (351.000 euros), enquanto um credor com crédito de 40 mil reais (10 mil euros) receberia apenas 8 mil reais (2000 euros).

Pelo novo sistema, obtido pelo MP, no primeiro rateio, todos os credores receberão 2075 reais (520 euros) E no segundo, o primeiro grupo receberá aproximadamente 15 mil reais (3763 euros), enquanto o segundo grupo 10 mil reais (2509 euros). Dessa forma, o MP impediu o pagamento de indemnizações milionárias para alguns credores privilegiados, em favor dos mais necessitados.

 

 

 

Sobre a VARIG

A VARIG foi a primeira companhia aérea do Brasil. Foi fundada em 7 de Maio de 1927 na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) sob o nome Viação Aérea Rio Grandense pelo alemão Otto Ernst Meyer.[1] A empresa, que era controlada pela Fundação Ruben Berta, atravessou um processo de recuperação judicial inédito no Brasil.

Entre as décadas de 1950 e 1970, a Varig era uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo, concorrendo até mesmo com a inigualável Panam. A empresa era conhecida pelo seu requintado serviço de bordo em todas as três classes. Nessa época a Varig operava rotas internacionais pra América, Europa, África e Ásia, no início com os Lockheed Constellation e Douglas DC-6, mais tarde com os Boeing 707 e Sud Aviation Caravelle, e por fim com os Douglas DC-10 e Boeing 747.

Em 20 de Julho de 2006, após ter entrado no processo de recuperação judicial, teve sua parte estrutural e financeiramente boa isolada e vendida para a Varig Logística S.A. através da constituição da razão social VRG Linhas Aéreas S.A., a qual, em 9 de Abril de 2007, foi cedida para a Gol Linhas Aéreas.

Devido ao fato de não poder operar voos com a própria marca, que foi cedida juntamente à unidade produtiva que hoje está sob o domínio da VRG Linhas Aéreas S.A., a Fundação Ruben Berta criou a marca Flex Linhas Aéreas, que chegou a operar voos regulares comissionados pela Gol Linhas Aéreas mas, que teve sua falência decretada no mesmo dia do decreto da falência da Varig.

Fonte : Wikipédia

Vídeo de homenagem à companhia aérea que ainda mora no coração de todo os brasileiros.

6 Comments

  1. Avatar

    Esta notícia é de 2007

    • Catanho Fernandes

      Bom Dia, Sofia. A sua observação deixou-nos na dúvida. Na verdade a nossa fonte não referia data, mas como encontrámos informação semelhante em 2007, optámos por retirar a notícia. Muito obrigado pelo Vosso alerta. A equipa editorial do NewsAvia está grata pela sua observação e deseja-lhe uma excelente semana.

    • Avatar

      Noticiário também publicado no “Jusbrasil”, link: mp-rj.jusbrasil.com.br/…/126455/mais-de-3-mil-ex…
      De qualquer maneira, grato pelo serviço prestado. Estamos no aguardo em definitivo deste recurso.
      Sds, Nilzo.

  2. Avatar

    amei nunca esquecerei a primeira empresa VARIG /A aqual eramos e somos ate hoje mesmo distantes um so pensamento e uma so satisfação e um conjunto de amigos adoráveis , os clientes são mais do que tudo sempre nos fizeram brilhar com seus depoimentos de satisfação pessoal parabens a vocês meus amigos todos Maria Jose Bastos.

  3. Avatar

    Amo…saudades!!! Cheguei a fazer seleção de comissários e passei de primeira sendo que tentava outras empresas na época e não conseguia, ou seja, a que todo mundo queria voar a Varig eu passei. Muitas saudades esta empresa me deixa! Foi a melhor do Brasil até hoje.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica