Os mecânicos de aeronaves de toda América Latina na LATAM (fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas), formularam uma carta ao presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, alertando sobre a segurança de voo.
O documento visa relatar as condições em que a empresa vem tratando esta questão com relação aos mecânicos de manutenção e alertar sobre os riscos que estão correndo sobre a vida e integridade das pessoas que voam nos aviões da companhia.
Os trabalhadores solicitam que sejam tomadas providências sobre a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização que visam precarizar a mão-de-obra, entre outros pontos.
A carta foi feita durante o encontro dos Trabalhadores da Rede LATAM realizado nos dias 4 e 5 de novembro, em Bogotá, Colômbia.
A carta está disponível no site da Federação Nacional dos Trabalhadores e Aviação Civil da CUT, onde poderá ser lida pelos interessados na sua versão em português.