Menos passageiros nos voos internacionais das companhias brasileiras

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O desempenho das transportadoras aéreas brasileiras no mercado internacional em março passado mostrou queda de 0,7% na demanda, para uma oferta total reduzida em 3,5%. A performance levou ao aprimoramento de 2,22 pontos percentuais na ocupação média dos aviões, que se situou em 78,37% neste mês de março. O total de viagens internacionais realizadas nas companhias brasileiras ainda mostra elevação de 3,2%, somando 586 mil passageiros transportados.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) num comentário às estatísticas conhecidas nesta terça-feira, dia 26 de abril, considera que o comportamento da procura em março marca o fim de um ciclo de 24 meses de crescimento. Em parte desse período, mesmo quando a demanda doméstica já mostrava desaquecimento, o número de passageiros transportados pelas companhias brasileiras em voos internacionais seguia em alta devido ao início de novas operações e/ou ajustes de frotas, entre outros fatores. Com maior concorrência entre elas, a demanda foi estimulada, havendo também migração de passageiros das companhias estrangeiras, reforçando os resultados mensais. Desde meados de 2015, entretanto, tais variações já mostravam desaceleração gradativa. Os resultados presentes indicam um esgotamento dos esforços competitivos.

No segmento internacional, as estatísticas das associadas ABEAR representam atualmente 27% do mercado total (proporção em jan/16, dado mais recente disponível para o mercado total na base de dados da ANAC). A fatia restante é detida pelas companhias aéreas de bandeira estrangeira.

 

Entre as associadas ABEAR, a participação das companhias brasileiras nos voos com destino ou origem em aeroportos estrangeiros dividiu-se da seguinte forma, durante o último mês de março.

 

TAM – 79,50%

GOL – 13,55%

AZUL – 6,90%

AVIANCA – 0,05%

 

No conjunto do último trimestre de 2016 e em comparação com os primeiros três meses de 2015, as estatísticas consolidadas das associadas no mercado internacional revelam uma demanda ainda com alta acumulada de 4%, para uma oferta ampliada em 2,45%. A ocupação média de lugares nos aviões sobe 1,24 ponto percentual, para 81,58%, com avanço de 6,8% do total de passageiros transportados, que somam 1,9 milhão.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...