Michael Corcoran, que liderou a estratégia de redes sociais da Ryanair desde meados de 2021, oficialmente encerrou seu período na companhia no dia 31 de outubro de 2023. No entanto, para todos os efeitos práticos, Corcoran já havia deixado a empresa há alguns meses. Sua partida e anúncio nas redes levantou questões sobre o motivo da separação.
No Twitter/X, Corcoran compartilhou o seguinte:
Today is ✨ OFFICIALLY ✨ my last day as Head of Social Media at Ryanair.
I toast it on a sunny island with my family looking back with great joy and disappointment of what else we could have built, BUT I have zero regrets on my decision.
I resigned on Aug 3rd and have spent… pic.twitter.com/0EZpemwnrI
— Michael Corcoran (@lemachine) October 31, 2023
“Hoje é oficialmente o meu último dia como Chefe de Redes Sociais da Ryanair. Brindo a isso numa ilha ensolarada com minha família, e olho para trás com grande alegria e decepção já que mais poderíamos ter construído,
Não tenho arrependimentos em relação à minha decisão.Renunciei em 3 de agosto e passei os últimos 3 meses a jardinar Poderia fazer o típico discurso de despedida do LinkedIn, mas que se lixe isso. Por que saí? …é a pergunta que me fizeram e continuarão fazendo. Não vou mentir, mas serei cuidadoso (pois a Ryanair tem uma equipa de advogados forte). Portanto… o que vou fazer é compartilhar algumas lições apreendidas com um pouco de contexto abaixo. Obrigado por voar com a Ryanair.”
Com receio de poder ser mal entendido e enfrentar a forte equipa legal da Ryanair, Michael Corcoran partilhou print screens com algumas reflexões, que acompanham o post na RedeSocial X (ext Twitter) , deixando a sensação que estas poderiam ser algumas das razões pela qual deixa a companhia, eis um resumo:
- Não importa que seja um ótimo profissional haverá sempre idiotas que te derrubam
- O departamento de recursos humanos existe para proteger a Ryanair
- O seu superior não é seu amigo
- Cada um com a sua própria agenda
- Mesmo que alguém pareça “cool” pode ser também ser um “Bully”
Segundo Irish Independent acredita-se que cinco pessoas da equipa das redes sociais da Ryanair demitiram-se recentemente, após um incidente com um executivo da empresa. No entanto, a empresa desmentiu a notícia afirmando que isto é “um disparate total” e que somente três pessoas se demitiram recentemente, “o que é de esperar dada a forte procura que existe por especialistas digitais e de TI da Ryanair”.
O Sucesso das Redes Sociais da Ryanair
Enquanto muitas companhias aéreas têm uma presença discreta ou institucional nas redes sociais, a Ryanair adota uma estratégia completamente diferente. A empresa acredita que as pessoas recorrem às redes sociais em busca de entretenimento, e isso é algo que a companhia faz excepcionalmente bem. A Ryanair tem como objetivo principal criar reconhecimento de marca acima de tudo, aproveitando qualquer situação até mesmo queixas dos seus passageiros para responder com humor, ou sarcasmo.
https://t.co/FpqhehcenM pic.twitter.com/skrOseKRSl
— Ryanair (@Ryanair) September 12, 2022
As redes sociais da Ryanair muitas vezes desafiam o conceito de serviço ao cliente convencional. Se um cliente tem uma reclamação sobre a companhia aérea, a Ryanair poderá de maneira franca, questionando as expectativas do cliente ao reservar um bilhete com a empresa.
A saída de Michael Corcoran da Ryanair poderá afetar a estratégia da companhia, pois o seu legado na criação de uma presença memorável e divertida nas redes sociais certamente será recordado.