Um avião ligeiro bimotor Hawker Beechcraft King Air C90, matrícula PR-SOM, caiu na tarde desta quinta-feira, dia 19 de janeiro, no mar alto na zona da cidade histórica de Paraty, próximo da ilha Rasa, na denominada Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro, no Brasil.
O blogue brasileiro de notícias sobre aviação ‘Aeroagora‘ noticiou que a aeronave tinha saído do Aeroporto de Campo de Marte, na cidade de São Paulo, e dirigia-se a Paraty. Possivelmente devido ao mau tempo que se verificava no momento (chovia torrencialmente) o piloto do avião borregou (arremeteu) a aterragem, tendo depois caído no mar.
Socorristas e barcos da Capitania de Paraty estão envolvidos nas buscas, tendo sido localizado os destroços do avião, segundo mostram algumas fotos publicadas pelo ‘Aeroagora’.
Mais tarde foi divulgado que os três ou quatro ocupantes da aeronave, ainda não há um número confirmado oficialmente, terão morrido no acidente. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relatos do processo ‘Lava Jato’, que envolve destacadas figuras políticas, empresários e grandes empresas do Brasil, está entre os mortos no desastre, confirmaram os filhos, citados pela imprensa brasileira.
Segundo o filho Francisco, o ministro Teori estava em viagem de férias tendo embarcado para Paraty no avião privado do seu grande amigo Carlos Alberto Figueiras, empresário e proprietário do Hotel Emiliano, conhecida unidade de luxo de São Paulo, no Jardim Paulista.
Embora não tenha sido ainda confirmado o número de pessoas que seguiam a bordo o ministro Teori Zavaski e o empresário Carlos Figueiras são dados como mortos no acidente.
O presidente Michel Temer foi informado do acidente tendo ficado muito consternado. Ordenou imediatamente à Aeronáutica Militar o apuramento imediato das circunstâncias em que aconteceu o acidente, já que, segundo a família, desde há muito tempo que o ministro do STF estava a ser ameaçado de morte. Foram decretados três dias de luto nacional.
- Notícia em desenvolvimento – atualizada às 20h30 UTC
- Foto de entrada © Sonia Barcelos