Um dos protótipos do novo jato regional da fábrica japonesa Mitsubishi, denominado MRJ90, já iniciou o seu voo com destino aos Estados Unidos da América, onde realizará diversos testes com vista à certificação do modelo como avião comercial, seguindo os critérios e exigências da FAA, autoridade nacional de aviação civil dos EUA, que são fundamentais para a entrada ao serviço do novo avião em companhias e rotas comerciais dos países ocidentais.
Na terça-feira, dia 27 de setembro, o avião voou entre os aeroportos de Tóquio/Nagoya e Hokkaido, no norte do Japão, e depois para a península da Kamchaka, na Rússia. Nesta quarta-feira a aeronave prossegue viagem para o Alaska, estando previsto chegar ao aeroporto de Moses Lake, no Estado de Washington, na costa oeste dos EUA, onde ficará baseado durante os voos de ensaio e outros testes.
No passado mês de agosto, a Mitsubishi abortou em duas ocasiões o primeiro voo do MRJ90 para os EUA, alegando avarias no sistema de ar condicionado do aparelho (LINK notícia anterior).
O programa MRJ prevê a introdução no mercado da aviação regional de dois aviões: o MRJ90 com capacidade para transportar 92 passageiros e outro modelo, com cabina reduzida, capaz de transportar até 70 pessoas.