Moçambique promete reestruturar a companhia aérea nacional

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro-ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, reafirmou, esta quinta-feira, dia 3 de novembro, no parlamento, em Maputo, o compromisso do Governo para encontrar melhores estratégias que devolvam a sustentabilidade da companhia aérea de bandeira, a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.

“A aposta do Governo e continuar no processo de recuperação no sector empresarial do Estado com maior incidência para os aspectos financeiros, operacionais, e modelo de avaliação baseado no valor económico acrescentado, nos gestores de empresas públicas e maioritariamente participadas”, disse o governante, citado por um canal televisivo nacional.

Num passado recente, diversos analistas já previam uma possível privatização da LAM e da Tmcel (Telecomunicações de Moçambique) para resgatá-las do imbróglio financeiro, e disseram que isso espelharia a gestão danosa das direcções.

O Centro de Integridade Pública (CIP) descreve as duas empresas como tecnicamente insolventes, representando um elevado risco para as contas públicas por estarem a sobreviver de injeções de capital e de garantias do Estado.

Em agosto passado, o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, admitiu que a LAM e a Tmcel precisam de uma reestruturação para entrarem na via da sustentabilidade (LINK notícia relacionada).

“Temos estado a discutir o caso da reestruturação da LAM e da Tmcel”, enfatizou na altura.

As mudanças nas duas empresas, acrescentou, são parte de uma reestruturação do sector empresarial do Estado (SEE), visando o saneamento financeiro das que enfrentam dificuldades. Uma decisão sobre o futuro da duas empresas pode surgir em dezembro próximo, segundo ma fonte próxima ao processo.

Relativamente a LAM “os resultados operacionais positivos registados em 2021 encoraja-nos a prosseguir com o processo de restruturação operacional”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Air Macau transformada em sociedade anónima com maioria da Air China

A Air Macau procedeu à alteração dos seus estatutos...

Nova loja de atendimento corporativo para clientes da TAAG inaugurada no Talatona (Luanda)

No âmbito da sua estratégia de digitalização e no...

 ‘Portugal Stopover’ da TAP distinguido pelos leitores da ‘Global Traveller’ pela sexta vez

O programa Stopover da TAP Air Portugal foi distinguido...