Motor CFM Leap-1A obtém aprovação da FAA e da EASA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O motor turbofan CFM Leap-1A obteve na sexta-feira, dia 20 de Novembro, a certificação conjunta da Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana e da Agência Europeia para a Segurança na Aviação (EASA), que autorizam este motor no Airbus A320neo para entrar em serviço em meados de 2016.

A Airbus espera obter igualmente a certificação do motor Pratt & Whitney PW1100G para o A230neo no final do ano. Com esta aprovação em simultâneo do Leap-1A, a CFM torna-se no único construtor de motores a obter uma certificação dupla de ambas as agências. Normalmente, a agência líder emite a certificação de tipo e a segunda agência valida-a.

“Tem sido um caminho incrível para toda a equipa da CFM levar o motor a este ponto”, disse François Bastin, vice-presidente executivo da CFM International. “É um verdadeiro feito que envolveu a nossa engenharia, cadeia de fornecedores e equipas de teste, assim como a EASA e a FAA. O motor Leap inclui muitas tecnologias utilizadas pela primeira vez na indústria e as agências trabalharam connosco desde o princípio para validar o plano de certificação para estes avanços”. O Leap-1A voou pela primeira vez no A320neo no dia 19 de Maio de 2015. Um segundo avião foi acrescentado ao programa de teste em Setembro e, até à data, os dois aviões somaram um total de mais de 140 voos e 360 horas de testes de voo.

A CFM afirma que o desenvolvimento e certificação do Leap são os mais extensos da sua história. A companhia testou um total de 34 motores, realizando mais de 6500 horas e 13.450 ciclos. Os testes incluíram, entre outros, perda de lâminas na turbina, testes de ingestão de pássaros, granizo, gravilha e tempestades, vento cruzado, gelo, acústicos, emissões, teste de resistência triple-redline (velocidade máxima da turbina, velocidade máxima e temperatura máxima dos gases de exaustão) e mais de 700 horas de testes de voo em berços de teste num 747 modificado.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...