Bem-vindo, !|Sair

Movimento nos aeroportos portugueses cresce em 2014 e em 2015

O número de passageiros nos aeroportos portugueses deverá registar este ano um crescimento superior a 9% e em 2015 aumentar mais de 7%, estimou o presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.

Até ao dia 19 de Outubro “estávamos a crescer (em termos de passageiros) 9,4% e devemos fechar acima dos 9%. Admitimos que haja um abrandamento do crescimento na parte final do ano, na medida em que no ano passado exatamente nesse período foi o que tivemos maior crescimento. Para 2015 […], as expetativas são de ficarmos acima dos 7%”, afirmou Ponce de Leão, em entrevista à agência Lusa.

Quanto ao movimento de aeronaves, tem sido registado um crescimento “em torno de 6% este ano”, face a 2013, sendo que para 2015 o presidente da ANA estima um aumento “em torno dos 4%”.

O volume de passageiros nos aeroportos até ao final de Agosto era de 23,7 milhões, mais 9,4% do que em igual período de 2013, enquanto os movimentos de aeronaves apresentavam uma subida de 5,6%, para 203.158.

Para “suportar de uma forma sustentada o crescimento do tráfego”, a ANA anunciou no início de Outubro o lançamento de um plano de incentivos destinados às companhias aéreas e a captar novas rotas.

Ponce de Leão escusou-se a avançar pormenores sobre o plano, nomeadamente as verbas a disponibilizar, mas adiantou que o objetivo é “intervir nas rotas” em que a oferta está “subdimensionada em relação ao potencial do mercado”.

O plano envolve todos os aeroportos, sendo Lisboa aquele que obriga a “menos esforço”, pelo que, “nesta primeira fase, os incentivos mais significativos são nos outros aeroportos”, explicou.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica