NAV Portugal preparou plano especial para o espaço aéreo durante a visita papal

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A NAV Portugal indicou nesta sexta-feira, dia 28 de julho, que preparou um plano especial para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e admitiu desviar voos do aeroporto de Lisboa para Porto e Faro em caso de necessidade.

Numa resposta enviada à agência de notícias ‘Lusa’, a NAV Portugal (Navegação Aérea de Portugal) refere que preparou um plano especial para a JMJ, tendo em conta “a complexidade do evento e a sua localização dentro dos limites da área terminal de Lisboa”.

Segundo a NAV, esse plano foi coordenado com todas autoridades civis e militares que têm competências neste setor de atividade.

Aquela entidade que controla o tráfego aéreo em Portugal refere também que durante a semana da JMJ “poderá existir a necessidade de regulações adicionais” devido à existência de zonas de exclusão aérea para proteção do voo do Papa Francisco, que visita Portugal entre 2 de 6 de agosto.

Quando foi apresentado o plano de segurança para a JMJ, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna afirmou que este encontro vai obrigar à definição de quatro zonas de exclusão aérea nas regiões de Lisboa e Fátima, mas os voos comerciais serão permitidos nos aeroportos da capital e de Cascais.

Segundo a NAV, diariamente estão previstos, durante a semana da JMJ, cerca de 700 voos no aeroporto de Lisboa e 2.000 na Região de Informação de Voo de Lisboa, que compreende o território de Portugal Continental e o arquipélago da Madeira.

A ANA refere também que “em condições normais” o desvio de voos para outros aeroportos não acontece, mas “caso venha a ocorrer alguma disrupção não prevista”, a solução de desvio de voos do aeroporto de Lisboa para o Porto e Faro “poderá vir a ter lugar”.

A ANA salienta ainda que não estão previstos voos adicionais no aeródromo municipal de Cascais, nos arredores da cidade de Lisboa.

O pico de tráfego deste Verão ocorreu no passado dia 22 de julho com 1972 voos na Região de Informação de Voo de Lisboa e 712 movimentos controlados pela torre de controlo de Lisboa no dia 16, refere a NAV, que estima que o pico deste Verão ocorra na semana de 14 a 20 de agosto.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...