O Governo da Região Autónoma dos Açores nomeou João Carlos Aguiar Teixeira, doutorado em Finanças, para presidir à comissão especial de acompanhamento ao processo de alienação de pelo menos 51% do capital social da Azores Airlines, revela nesta terça-feira, dia 7 de março, o ‘Jornal Oficial’.
O presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira, e o presidente do Conselho de Administração da Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo, António Gabriel Fraga Martins Maio, são os outros elementos que compõem a comissão, de acordo com aquela publicação.
A comissão tem como competências fiscalizar a legalidade e transparência do processo, elaborar os pareceres e relatórios que “entenda necessários”, apreciar reclamações e “publicar um relatório final das suas atividades”, descreve-se no ‘Jornal Oficial’.
“Os membros da comissão, por solicitação dos próprios, não auferem qualquer tipo de remuneração”, acrescenta.
As notas biográficas divulgadas no’ Jornal Oficial’ indicam que o presidente da comissão, João Carlos Aguiar Teixeira, natural de Ponta Delgada, é doutorado em Finanças pela ‘Lancaster University’, da Inglaterra, desde 2008, professor auxiliar de Finanças na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, vice-presidente da Faculdade de Economia e Gestão e diretor da licenciatura em Gestão.
Luís Rodrigues, que presidia à SATA, vai deixar a empresa no final do corrente mês para assumir os cargos de presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da TAP.
Em junho passado, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo ‘remédios’ como uma reorganização da estrutura empresarial.