Teresa Gonçalves assume presidência executiva da ‘SATA Holding’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou nesta terça-feira, dia 7 de março, que Teresa Gonçalves (na imagem de abertura), atual administradora executiva da SATA Holding com o pelouro das Finanças e Administração (CFO), assumirá o cargo de presidente executiva (CEO) da holding regional de transporte aéreo, substituindo Luís Rodrigues, que está de saída para a TAP, em Lisboa.

O anúncio foi feito em entrevista ao ‘Telejornal’ da RTP-Açores, revela o jornal ‘Açoriano Oriental’, que se publica na cidade de Ponta Delgada (ilha de São Miguel) na sua edição online: “Em conversa com o Dr. Luís Rodrigues, defini um perfil de continuidade e menor perturbação na gestão da SATA e deste processo, que conta com a colaboração do atual CEO até ao final deste mês, e já tenho convite, com aceitação, da Dr.ª Teresa Gonçalves, para assumir a presidência da SATA e continuarmos no bom caminho para resolver um problema herdado, mas com a convição profunda que este Governo e a administração da SATA tinham: salvar a SATA, ganhar novos processos reputacionais a favor do prestígio da SATA, enquanto holding, e em todas as áreas de negócio “.

José Manuel Bolieiro confirmou que o primeiro-ministro, António Costa, telefonou-lhe na segunda-feira (dia 6 de março), à hora de almoço, a avisar do convite enviado ao CEO do Grupo SATA. Teresa Gonçalves entrou para a companhia aérea açoriana em janeiro de 2020.

Teresa Gonçalves é licenciada em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e detentora de uma pós-graduação em Finanças pela Universidade Nova de Lisboa, bem como de uma pós-graduação em Concorrência e Regulação pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa/IDEFF – Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal.

Ao longo da sua carreira profissional, entre outros, Teresa Gonçalves foi, entre 2003 e 2015, diretora na área de Corporate Finance e Business Development, responsável de Projetos Especiais na Direção de Planeamento Estratégico, chefe de projeto na Direção de Desenvolvimento de Negócio e Coordenadora na Direção de Planeamento e Controlo, todas da Portugal Telecom.

Nessas diversas funções, liderou e esteve associada a projetos como o acompanhamento operacional das empresas internacionais do Grupo PT, o desenvolvimento de projetos de Corporate Finance e M&A, como a venda da participação da PT na CTM, em Macau, a negociação de contratos de concessão em Timor Leste ou ainda a elaboração da estratégia da Portugal para a Ásia e África.

Antes de assumir funções no Grupo SATA, Teresa Gonçalves exercia as funções de Diretora de Promoção e Defesa da Concorrência na AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, tendo a seu cargo áreas como a relação da Autoridade da Concorrência para os diversos temas relacionados com o setor dos transportes, a homologação das tarifas da Infraestruturas de Portugal e participação no grupo de trabalho de redesenho do modelo tarifário e o apoio transversal a diversas áreas da AMT, participando em grupos de trabalho nos diferentes setores: Portuário, Ferroviário, Rodoviário, Logístico.

 

  • Foto de abertura © Gabinete de Comunicação Social do Governo Regional dos Açores

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...