Novo Aeroporto de Luanda custará 3,8 mil milhões de dólares

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O novo aeroporto internacional de Luanda, em Angola, vai custar 3,8 mil milhões de dólares (cerca de 2,8 mil milhões de euros), de acordo com um despacho presidencial em que foi aprovado o contrato comercial celebrado entre o Ministério dos Transportes angolano e a empresa ‘China International Fund Limited’.

De acordo com a agência noticiosa Angop, o valor deste contrato significa que o projecto é o segundo maior investimento público em infra-estruturas, depois da barragem hidroeléctrica de Capanda, na província de Malanje.

O despacho presidencial recentemente publicado em ‘Diário da República’, surge cerca de nove anos depois do início das obras de construção do novo aeroporto internacional de Luanda.

O despacho autoriza ainda o ministro das Finanças a desmobilizar mais de 1,56 mil milhões de dólares (1,15 mil milhões de euros) da Reserva Financeira Estratégica Petrolífera para Infra-Estruturas de Base, “para execução financeira do contrato em 2014.”

O novo aeroporto internacional de Luanda, cuja construção foi iniciada em 2004, disporá de um terminal com 160 mil metros quadrados, com capacidade para movimentar 13 milhões de passageiros/ano e ainda um terminal de mercadorias de 6,2 mil metros quadrados que permitirá escoar 35 mil toneladas por ano.

A nova infra-estrutura aeroportuária está a ser construída numa área de 1324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380, sendo que a Norte terá 4 200 metros de comprimento e a sul 3 800 metros, ambas com 60 metros de largura.

 

  • Notícia divulgada pelo portal de assuntos económicos dos países de língua oficial portuguesa ‘Macauhub

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...