Bem-vindo, !|Sair

Novo Aeroporto Internacional de Luanda operacional dentro de dois anos

O novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção na localidade do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, na capital angolana, poderá ser aberto dentro de dois anos, anunciou ontem o ministro da Construção, Waldemar Pires, durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos às obras.

As infra-estruturas da torre de controlo aéreo e o edifício de administração já estão concluídas, refere a agência noticiosa oficial de Angola ANGOP, que cita declarações do representante geral da  empresa construtora ‘China International Fund Limited’ em Angola, Ju Lizhao, que falava perante o Presidente da República de Angola.

Entre as estruturas já construídas contam-se ainda a estação de radar meteorológico e estação de radar para navegação e controle aéreos. Em relação às obras do terminal principal, com a configuração de “mão”, o especialista chinês fez saber que as estruturas metálicas principais foram montadas, bem como está em curso a montagem da cobertura metálica. Deu a conhecer também que o terminal Vip já está concluído na parte principal, faltando apenas o seu apetrechamento. De igual modo, o centro de bombeiros está concluído, faltando o mobiliário e equipamentos especiais. A central de climatização, a subestação central, estação de abastecimento de água, armazém de carga postos de bombeiros e edifício de fiscalização também foram acabadas – disse o responsável.

Em relação às operações no aeroporto, no futuro, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, disse, ontem, que pelo menos quinze milhões de pessoas poderão passar anualmente pelo local, dos quais 10 milhões de passageiros em carreira internacional e os restantes cinco milhões em tráfego doméstico.

A construção do novo aeroporto enquadra-se no programa mais amplo do Governo angolano, visando a reabilitação e modernização dos aeroportos do país. Com uma capacidade de 50 mil toneladas de carga por ano, o novo Aeroporto Internacional de Luanda, comportará 31 mangas, sendo 21 para voos internacionais e 10 para voos domésticos, num projecto que prevê ser o maior da África central e Ocidental, bem como está a ser projectado para ser uma plataforma logística e aeroportuária na região – realçou o governante.

O novo aeroporto internacional está a ser erguido a 40 quilómetros do centro de Luanda, numa área de 1.324 hectares e terá duas pistas duplas. Em Agosto de 2012 foi concluída a pista norte, com 3.800 metros de cumprimento e 60 metros de largura, onde podem aterrar e descolar aeronaves do tipo Boeing -747. A pista sul, de 4 mil metros de cumprimento e 75 metros de largura, está a ser construída e permitirá a aterragem e descolagem de aviões como o Airbus A-380.

Angola tem actualmente quatro aeroportos internacionais: o “4 de Fevereiro de Luanda” e o da Huíla que operam normalmente. Os do Namibe e Catumbela aguardam por certificação.

 

1 Comments

  1. Desejo Tudo de best.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica