Bem-vindo, !|Sair

Novo Airbus A330-900neo fará primeiro voo de teste nesta semana

Fontes da Airbus informaram que os motores Rolls Royce Trent 7000 que equiparão os novos aviões A330-900neo da construtora aeronáutica europeia, já se encontram montados no protótipo que deverá fazer o primeiro voo de teste e ensaio no decorrer da corrente semana, possivelmente entre os dias 17 e 19 de outubro.

Em Toulouse (França) ultimam-se os pormenores para a descolagem inaugural. Na semana passada decorreu com sucesso a primeira rolagem do aparelho em pista, com motores ligados, aceleração e travagem (frenagem) em solo.

O programa A330neo tem sofrido vários adiamentos, devido aos atrasos de produção dos novos motores fabricados pela britânica Rolls Royce exclusivos para este tipo de aparelho e que permitirão uma economia de combustível de cerca de 10 por cento, segundo tem anunciado a fábrica.

Os dois primeiros motores deveriam ter chegado a Toulouse em junho passado, já atrasados em relação aos prazos iniciais, mas a sua entrega voltou a demorar.

Quem está a sofrer com esta situação são as companhias aéreas que já encomendaram a aeronave de longo curso (há 210 compras confirmadas), nomeadamente a TAP Air Portugal, que será o cliente lançador do A330neo e que espera receber o primeiro de uma encomenda de 14 unidades no segundo semestre de 2018. Estes aparelhos chegarão a Portugal para substituir os quatro A340-300 e os A330-200 mais antigos da companhia de bandeira portuguesa. Também a AZUL Linhas Aéreas Brasileiras anunciou que irá receber cinco aviões A330-900neo. Não foram revelados prazos de entrega.

 

  • Na imagem de entrada, da autoria do spotter Max Kingsley-Jones/@MaxK_J, vemos dois A330-900neo com as cores da TAP na cauda, já montados, em Toulouse, à espera de motores, junto a dois A350 que serão entregues brevemente à Qatar Airways.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica