Novo hub da LATAM no Nordeste Brasileiro concorrerá com a TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Na semana passada o mercado de aviação comercial do Nordeste Brasileiro foi surpreendido com a notícia de que o Grupo Latam, formado pelas companhias LAN e TAM, iniciou estudo de viabilidade para implantação de um hub (centro de conexões de voos) na região Nordeste. A finalidade é ampliar a atuação das empresas do grupo em voos entre a América do Sul e a Europa.

Em relação a Europa, a principal ligação hoje do Nordeste com o Velho Continente é feita através da TAP Portugal, com cerca de 26 voos semanais partindo de Salvador, Recife, Fortaleza e Natal (São Gonçalo do Amarante) para Lisboa, que é a porta de entrada do nordestino para a Europa.

Competem no projeto da TAM, três capitais da região nordestina: Natal, Fortaleza e Recife. A cidade vencedora será beneficiada com voos diretos para países da América do Sul e Europa, além de receber investimento estimado entre mil milhões e 1,5 mil milhões de dólares.

Independentemente da cidade escolhida para sediar o projeto – em duas delas, Fortaleza e Recife, a TAP possui voos diários e diretos para a capital portuguesa –, o Nordeste passará a contar com novas opções de voos para a Europa, mercado hoje totalmente dominado pela TAP.

A contar com a previsão do governo de Portugal, na época em que estiver implantado o projeto da TAM, previsto para iniciar em 2016 e inclusão de novos voos até o final de 2018, a TAP deverá estar privatizada.

 

Projetado hub da LATAM no Nordeste influenciará privatização da TAP?

Esse novo contexto poderá ser analisado pelo futuro comprador da companhia aérea portuguesa. Isso porque os voos de longo curso hoje são os mais rentáveis para a TAP, e o fluxo de passageiros do Nordeste para Portugal continua ainda intenso na companhia por falta de concorrente.

Com a entrada da TAM nesse mercado, a clientela nordestina que utiliza a TAP nos voos para a Europa passará a contar com novas opções de voos o que, inevitavelmente, abrirá concorrência de preços. Hoje, a TAP dita o preço que quer no mercado nordestino. Pelo menos, por enquanto.

 

  • Matéria publicada no site ‘Diário de Bordo da responsabilidade do jornalista Ivanildo Lavôr, sediado em Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil.
  • O entretítulo é da responsabilidade do NewsAvia.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Voos da Korean Air entre Seul e Lisboa favorecem tráfego de passageiros de e para Macau

O lançamento da nova rota da companhia sul-coreana Korean...

Atlântica e ANAC desenvolvem parceria que visa integrar alunos no setor da aviação

Instituições querem formar profissionais na área da aviação, com...

Frota da SATA Air Açores está recuperada e a operação reposta, confirma o Governo Regional

O Governo Regional dos Açores garantiu nesta terça-feira, dia...