Novos bombeiros especialistas reforçam equipas dos aeroportos angolanos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Terminou nesta terça-feira, dia 3 de outubro, no município de Catumbela, província de Benguela, em Angola, um Curso de Especialização de Bombeiros de Aeródromos, profissionais que irão colmatar algumas inconformidades detetadas nos aeroportos nacionais pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), noticia a agência de notícias angolana ANGOP.

Durante 60 dias, os 94 formandos provenientes das províncias de Cabinda, Luanda, Benguela e Huíla, adquiriram, no Aeroporto Internacional da Catumbela, conhecimentos sobre fundamentos de segurança e saúde no trabalho, proteção individual de bombeiro de aeródromo, atendimento pré-hospitalar, salvamento e combate contra incêndios.

Na sua mensagem de agradecimento, afirmaram que aprenderam a actuar como bombeiros, sempre assegurando o bem vida e as instalações.

“A responsabilidade é grande, mas estamos preparados para dar resposta aos grandes desafios que se avizinham”, lê-se na mensagem.

Lançaram um desafio aos promotores, para levarem, no próximo curso, dois ou três recém-formados para serem formadores auxiliares, preparando-os para também ministrar eventos do género no país.

Por sua vez, o comandante provincial dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, comissário Jacob Alfredo, chamou a atenção dos novos especialistas, dizendo que o curso será em vão se não haver um profundo engajamento na absorção dos conhecimentos técnicos, que vão permitir o aumento das suas competências.

“Recomendamos que se deve incluir os mais altos níveis de disciplina, com vista a elevar a nossa capacidade de organização e prontidão operativa”, afirmou o responsável.

Fotos © SGA – Sociedade Gestora de Aeroportos/Angola.

Já o Presidente do Conselho de Administração da SGA – Sociedade Gestora de Aeroportos, José Venâncio, lembrou que os Aeroportos, pela sua natureza técnica, operacional e comercial, têm a possibilidade de conglomerar diferentes agentes económicos numa única infraestrutura.

“Aos formandos, fica a recomendação de que o caminho é longo e as adversidades e tempestades fazem parte do processo do crescimento pessoal e profissional, assim como da sociedade em geral”, considerou.

Dirigiu igualmente uma palavra aos formadores, referindo-se ao seu know how, que permitiu a realização de “sonhos pessoais e profissionais” e pela forma como eles abraçaram a causa.

A cerimónia de encerramento contou com uma simulação de incêndio, com fogo de grandes proporções, eliminado em menos de dez minutos, devido a utilização do Líquido Gerador de Espuma (LGE), material próprio para combate a produtos inflamáveis.

Segundo explicações do especialista bombeiro Flávio da Silva, este componente é muito utilizado nos aeroportos e noutros lugares, onde haja possibilidade de derrame de combustível devido à sua rapidez em eliminar o fogo.

Para o efeito, foram utilizados carros de combate contra incêndios e ambulâncias para retirar vítimas.

O curso é uma iniciativa da Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA), que contou com o apoio de instrutores brasileiros da empresa ENSEG e a supervisão da ANAC.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

SNPVAC processa Governo Português por excesso de serviços mínimos em greve na EasyJet

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação...

Transavia releva sucesso da programação de voos no Verão para o mercado português

Portugal foi, uma mais vez, um dos três melhores...

FAP adquire mais três helicópteros Sikorski UH-60 Black Hawk para combate a incêndios rurais

A Força Aérea Portuguesa (FAP) adquiriu mais três helicópteros...