Novos KC-390 da FAP terão equipamentos para combate a fogos florestais

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai estar mais envolvida na gestão de combate aos incêndios, anunciou neste sábado, dia 1 de julho, o ministro da Defesa, José Azeredo Lopes, que, no entanto, adiantou que isso não permite que a gestão operacional recomece imediatamente.

“A decisão política já foi assumida publicamente e amplamente pelo primeiro-ministro, de que de agora em diante a FAP vai ser mais envolvida na gestão até operacional, de combate aos incêndios, mas não é isso que permite que essa gestão operacional recomece [no imediato]”, disse à margem das comemorações do 65.º aniversário da FAP, que decorre neste fim-de-semana, na cidade de Castelo Branco.

O governante explicou que a aquisição do KC-390, o novo avião de transporte médio que irá substituir os C-130 Hercules, é um grande investimento para um país como Portugal.

Uma das questões que o Governo trabalhou e que vai fazer parte do pacote negocial com o construtor, passa por dotar o avião com os meios mais modernos de combate a incêndios.

“Isso vai estar garantido, quer em relação à capacidade de transportar calda retardante, quer também à possibilidade de transportar água”, explicou.

Contudo, Azeredo Lopes adiantou que entre o momento da negociação, a encomenda e começar a receber as aeronaves, vai demorar tempo.

“Não é possível de um dia para o outro, ter os aviões à disposição. Estamos a falar de larguíssimos meses que o construtor precisa para começar a entregar essas aeronaves”, afirmou o ministro português.

Azeredo Lopes disse, no entanto, que há uma outra dimensão que é possível ativar rapidamente e que diz respeito ao envolvimento cada vez maior, da FAP ao nível do reforço dos meios de vigilância envolvidos no combate aos incêndios, envolvimento que, aliás, já aconteceu no incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, no mês de junho deste ano.

Por último, o ministro da Defesa disse que gostava que o contrato para aquisição dos novos aviões KC-390 pudesse estar concluído no início do próximo ano. “Seria muito bom”, observou.

A partir daí, sublinhou, é necessário projetar para o futuro a disponibilização de meios efetivos de combate aos incêndios por parte da FAP.

 

  • Texto distribuído pela agência noticiosa Lusa

Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...