Obras no Aeroporto Internacional da Praia concluídas até Abril de 2018 

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

As obras de conclusão do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, na ilha de Santiago (República de Cabo Verde) deverão ficar concluídas entre Março e Abril de 2018, caso não houver nenhum atraso, garantiram nesta terça-feira, dia 13 de maio, os responsáveis da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA).

Renato Lima, presidente da ASA, informou que a área de check-in e a parte de embarque dos passageiros domésticos ficarão concluídas em Agosto de 2017. As declarações foram proferidas no final de uma visita guiada às obras do Aeroporto da Praia visando dar conhecimento sobre o andamento dos projetos de expansão e modernização da infraestrutura aeroportuária da capital do País.

A conclusão das obras de expansão e modernização do aeroporto da Praia estava prevista para o início de 2017. No entanto, devido à necessidade de introdução de algumas melhorias no decorrer da execução do projeto, o prazo anteriormente previsto foi dilatado, disse o presidente da ASA.

“Entendemos que não devíamos fechar o projeto com cubículos hermeticamente definidos, permitindo aos operadores económicos emitir a sua opinião sobre o espaço e as condições comerciais”, salientou Renato Lima.

Questionado sobre se os atrasos na conclusão das obras vão acarretar custos para a ASA, Renato Lima disse que são despesas “normais” decorrentes da demora.

O presidente da ASA confirmou também que foi reservado, desde início, 25% do valor global da obra a título de poupança, prevendo a realização de alguns trabalhos de melhorias no aeroporto sugeridas pela ASA.

O valor global do projeto da obra do Aeroporto Internacional Nelson Mandela está estimado em 32,8 milhões de euros.

De acordo com Renato Lima, neste momento toda a parte física do aeroporto está praticamente concluída e a ASA vai encomendar alguns equipamentos no sentido de evitar mais atrasos na conclusão da obra.

Na ocasião, o responsável disse que com a conclusão da obra prevê-se aumentar o pico de tráfego de 700 para 1200 passageiros por hora. “É um acréscimo substancial”, sublinhou.

Também com a construção de uma nova plataforma, o aeroporto terá a capacidade para estacionar sete aviões em simultâneo, informou o responsável da ASA aos jornalistas.

O projeto prevê movimentar ainda cerca de 10 mil toneladas de cargas por ano.

Relativamente à pista de aterragem, o presidente da ASA fez saber que neste momento o aeroporto da Cidade da Praia não precisará de qualquer aumento de extensão.

Renato Lima disse, entretanto, que em função do aumento da procura, a empresa vai cuidando dos investimentos e a avaliação das necessidades de aumentar ou não a pista de aterragem.

O Aeroporto Internacional Nelson Mandela foi projetado para o horizonte de até 2035, altura em que poderá estar saturado, diz Renato Lima.

O projeto de expansão e modernização do aeroporto co-financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelo Governo cabo-verdiano consiste na expansão e modernização dos terminais de frete e passageiros, e na extensão da plataforma de estacionamento das aeronaves.

A expansão e modernização do terminal de passageiros permitirá também duplicar as áreas das salas de embarque doméstico e internacional para maior comodidade, aumentar a área das salas de chegada, triplicar as áreas comerciais para maior rentabilidade do aeroporto, aumentar as condições de segurança e qualidade no processamento de bagagem de frete.

Com a conclusão do projeto, o aeroporto passará a contar com um sistema de tratamento de bagagem automático de última geração “ECAC STANDARD 3” que permitirá reduzir os tempos de check-in e aumentar para um nível adequado a segurança na inspeção de bagagem de porão.

 

  • Texto distribuído pela Inforpress – Agência Cabo-Verdiana de Notícias


“Como

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...