O lançamento da aeronave Embraer A-29N Super Tucano na configuração NATO, anunciado esta quarta-feira (dia 12 de abril) pela Embraer, “constitui um novo passo para a afirmação no continente europeu desta aeronave de ataque leve, reconhecimento armado e treino avançado”, considera a OGMA em comunicado distribuído nesta quinta-feira, dia 13 de abril.
Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, o A-29 Super Tucano já foi selecionado por mais de 15 forças aéreas em todo o mundo, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Esta nova versão da aeronave, que contará com equipamentos para responder aos requisitos operacionais da NATO, abre portas para que forças aéreas europeias materializem o interesse manifestado nas capacidades específicas do A-29 Super Tucano.
Esta aposta da Embraer numa nova versão da aeronave focada nos requisitos da NATO é uma oportunidade para a indústria aeronáutica nacional, porque aumentará, com certeza, no médio prazo, o número de A-29 a operar em países na Europa e outros parceiros da NATO.
Recorde-se que em setembro de 2022 a Embraer iniciou o processo de capacitação da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal S. A. para executar o suporte e manutenção do A-29 Super Tucano, assim como futuras modificações na aeronave que respondam aos requisitos de clientes, atuais e futuros. Com este processo, que se encontra em curso, a OGMA será a primeira empresa na Europa, Médio Oriente e África (EMEA) a reunir estas capacidades de manutenção e modernização desta aeronave.
Atualmente a OGMA já presta suporte logístico à aeronave de demonstração do A-29 Super Tucano, que tem como base de operações as instalações da empresa em Alverca, para além de fornecer técnicos que apoiam a Embraer em missões de demonstração por todo o mundo.