OGMA expande leque de serviços com Nova Linha de Manutenção de Motores Pratt & Whitney GTF

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img
  • Investimento de mais de 90 milhões de euros no projeto incluiu construção de nova área de 8000 metros quadrados, aquisição de equipamentos e tecnologias e desenvolvimento do maior banco de ensaios do país
  • Projeto envolveu mais de 24 mil horas de formação e prevê criação de mais de 200 novos postos de trabalho qualificados
  • OGMA integra cadeia de valor de um dos maiores fabricantes mundiais de motores aeronáuticos, com capacidade para fazer manutenção de motores que equipam a nova geração de aeronaves comerciais da Embraer e da Airbus

A OGMA – Indústria Aeronáutica Nacional, S. A., uma empresa do Grupo Embraer, é oficialmente membro da rede Pratt & Whitney GTF MRO para a manutenção de motores GTF deste fabricante. O investimento de mais de 90 milhões de euros concretizado neste projeto, desenvolvido em parceria com a Embraer, permite à OGMA alargar o leque de serviços de manutenção que disponibiliza, elevar o seu patamar tecnológico e aumentar, de forma significativa, o seu volume de negócios ao longo dos próximos anos.

A inauguração da Nova Linha de Manutenção de Motores Pratt & Whitney GTF é o culminar de um percurso iniciado em 2020 pela OGMA, assinalada numa cerimónia oficial que decorreu nesta quinta-feira, dia 25 de julho, nas instalações da empresa portuguesa, em Alverca do Ribatejo. Contou com as presenças do ministro português da Defesa Nacional, Nuno Melo; do presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto; do presidente do Conselho de Administração da Embraer, Alexandre Silva; e de Amy Comer, vice-presidente de Programas GTF da Pratt & Whitney.

Em novembro de 2020 a OGMA formalizou um acordo com a Pratt & Whitney para o desenvolvimento da competência para fornecer a manutenção do motor GTF PW1100G-JM, que equipa as aeronaves da família Airbus A320neo. Um ano depois, em novembro de 2021, a OGMA reforçou a colaboração com a Pratt & Whitney com um novo contrato para fornecer a manutenção do motor GTF PW1900G, que equipa as aeronaves Embraer E190-E2 e E195-E2.  

Ao longo dos últimos anos a OGMA investiu na concretização da fase de industrialização do projeto, que incluiu a capacitação da empresa com os meios técnicos e humanos para a preparação e materialização da Nova Linha de Manutenção de Motores Pratt & Whitney GTF.

Ao nível de infraestrutura, foi adicionada à Área de Motores da OGMA existente, e que se manteve sempre em laboração, mais de 8.000 metros quadrados de área, que inclui linhas de desmontagem e montagem de motores, salas de reparação, zonas para ensaios não-destrutivos, limpeza, balanceamento, centro logístico, um novo sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e o maior banco de ensaios do país. Ao longo da fase de industrialização foram concretizadas mais de 24 mil horas de formação aos colaboradores, prevendo-se a criação de mais 200 novos postos de trabalho altamente qualificados ao longo dos próximos anos.

Os motores Pratt & Whitney GTF constituem uma nova geração de motores turbofan de alto bypass, que começaram a operar em 2016. As aeronaves com motor GTF reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 entre 16% e 20%, as emissões de NOx em até 50% e as emissões de ruído em até 75% em comparação com a geração anterior de motores.

Para Paulo Monginho, presidente executivo (CEO) da OGMA, “este é um dia marcante para o presente e futuro da OGMA. Poucas semanas após a empresa atingir os 106 anos de existência, uma longevidade assinalável num setor como a indústria aeronáutica, damos um passo sólido na afirmação da inovação tecnológica da empresa e no alargamento do leque de serviços que podemos assegurar aos nossos clientes, atuais e futuros. Com este projeto, que contou com o papel fundamental da Embraer, estamos a dotar a OGMA das condições necessárias para continuar a crescer, gerar mais valor e contribuir para a afirmação da indústria aeronáutica como um setor de excelência para a competitividade da economia portuguesa”.

Para Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, “a inauguração da Nova Linha de Manutenção de Motores GTF da Pratt & Whitney está alinhada com o nosso plano estratégico, que tem como pilar de crescimento a expansão da área de serviços. A Embraer está comprometida com o desenvolvimento da indústria aeronáutica portuguesa no longo prazo e está pronta para fomentar a geração de empregos qualificados na OGMA, contribuindo para um ciclo virtuoso da indústria em Portugal”.

“Este é marco significativo da nossa relação em crescendo com a OGMA e com a Embraer, reforçando o nosso compromisso de fornecer serviços e suporte globais líderes do setor para aumentar a capacidade de manutenção dos motores GTF”, afirma Marc Meredith, vice-presidente de Aftermarket para Motores GTF da Pratt & Whitney. “A OGMA traz mais de um século de experiência em manutenção para a rede e vai dar um suporte importante para a crescente frota de GTF na Europa”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Privatização da Azores Airlines foi adiada para 2025, esclarece o Governo Regional dos Açores

O Governo Regional dos Açores pretende retomar o processo...

Procuradoria-Geral da República envia relatório da IGF sobre privatização da TAP para o DCIAP

A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje a receção...

EasyJet apoia modernização do espaço aéreo europeu para poupar em combustível

A modernização do espaço aéreo europeu poderia poupar cerca...