Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de Portugal congratulou-se nesta segunda-feira, dia 29 de abril, com o parecer da administração da SATA que recomenda a anulação do processo de privatização da Azores Airlines, reiterando a necessidade de critérios de seleção “mais rigorosos”.

“O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil recebeu com agrado a recomendação do conselho de administração da SATA que defende a anulação do processo de privatização da Azores Airlines”, lê-se num comunicado de imprensa enviado à agência portuguesa de notícias ‘Lusa’.

O SPAC lembra que já em novembro de 2023 manifestou preocupação em relação ao processo de privatização da Azores Airlines – responsável pelas ligações com o exterior do arquipélago dos Açores –  tendo enviado uma carta aberta à administração da SATA e ao Governo Regional dos Açores, onde apresentou os motivos da sua apreensão relativamente “a um futuro seguro e estável para a empresa”.

Na semana passada, o SPAC voltou a sublinhar que esperava da administração da SATA “um parecer negativo” à privatização da Azores Airlines por considerar, entre várias outras razões, que “o consórcio da Newtour/MS Aviation tem lacunas reputacionais que iriam pôr em causa o futuro da companhia açoriana”.

Para o sindicato “a Azores Airlines está para os Açores, como a TAP está para o país” e “não se pode pôr em causa uma empresa com grande peso económico e importância para o arquipélago” açoriano.

Além disso, acrescenta o SPAC, “cerca de 80% a 90% dos passageiros da SATA, que assegura o serviço público do transporte entre as ilhas do arquipélago, vêm da Azores Airlines”.

“É fundamental que num novo concurso sejam adotados critérios de seleção mais rigorosos para o perfil dos futuros investidores”, defende o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

Neste sentido, e tendo em conta que o Governo Regional “já tem o parecer do conselho de administração da SATA nas mãos”, o SPAC diz que “aguarda com expectativa a decisão final do Governo Regional, a quem cabe a última palavra”.

O conselho de administração do grupo SATA, que se encontra demissionário, já enviou o seu parecer sobre o processo de privatização da Azores Airlines ao Governo Regional, manifestando “reservas sobre o consórcio ‘NewTour MS Aviation’ e sobre as limitações do concorrente”.

O júri do concurso, liderado pelo economista Augusto Mateus, manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio ‘Newtour MS Aviation’ em assegurar a viabilidade da companhia.

Na semana passada, a secretária regional da Mobilidade, Berta Cabral, disse que “o Conselho do Governo é que decidirá e será a breve trecho”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Avion Express Brasil deverá iniciar operações no início de 2025, anuncia o Grupo Avia Solutions

A Avion Express Brasil, subsidiária integral do Grupo Avia...

Açorianos titulares do ‘Cartão Interjovem’ terão viagens aéreas interilhas em dezembro a 21 euros (ida e volta)

Os jovens açorianos que sejam titulares do ‘Cartão Interjovem’...

Aeroporto de Viracopos/Campinas prepara-se para receber 207,5 mil passageiros no feriado prolongado

No mesmo período de cinco dias estão previstos 1.447...

Aeroporto Internacional de Maputo instala portões eletrónicos para travar criminalidade transfronteiriça

O ministro do Interior de Moçambique (MINT), Pascoal Ronda,...