Parecer da SATA Holding sobre o processo de privatização da Azores Airlines será conhecido até final deste mês

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse nesta quarta-feira, dia 23 de abril, que o parecer do conselho de administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines deverá ser entregue ao executivo até ao final do mês.

“Estou convencido que até final deste mês haverá conhecimento do parecer e do entendimento do conselho de administração da holding [da SATA] ao Governo, bem como a partir daí começaremos a trabalhar num conselho de administração novo”, afirmou José Manuel Bolieiro aos jornalistas na cidade de Ponta Delgada (ilha de São Miguel), após ter participado na Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CRPM).

O líder do executivo açoriano referia-se ao parecer sobre o relatório do júri da alienação da Azores Airlines, companhia do grupo SATA responsável pelas ligações dos Açores ao exterior.

Em 9 de abril, o Governo Regional anunciou que a presidente do grupo SATA, Teresa Gonçalves, tinha apresentado a demissão do cargo por “motivos pessoais”.

Naquele dia, aos jornalistas, o presidente do Governo dos Açores afirmou que Teresa Gonçalves apresentou a demissão por “razões pessoais e de contexto” e garantiu que não vão existir procedimentos suspensos devido às mudanças na administração. 

A demissão de Teresa Gonçalves aconteceu quatro dias depois de ter sido conhecida a decisão final do júri do concurso público para a privatização da Azores Airlines.

Nesta quarta-feira (dia 23), José Manuel Bolieiro realçou que a presidente da SATA se demitiu com o “compromisso” de apresentar as contas do grupo e “definir o entendimento do conselho de administração” sobre a privatização da Azores Airlines.

 “O conselho de administração da holding vai avaliar o relatório do júri, que eu não conheço, nem tenho de conhecer, nem o governo. Depois, o conselho de administração há-de informar o acionista, o governo, relativamente à sua posição”, reforçou.

Quando questionado, o líder do executivo regional assegurou que ainda não fez qualquer convite para a nova administração da SATA.

O júri do concurso, liderado pelo economista Augusto Mateus, manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio ‘Newtour/MS Aviation’ em assegurar a viabilidade da companhia.

Teresa Gonçalves tomou posse como presidente da SATA (grupo que inclui a SATA Air Açores e a Azores Airlines) em abril de 2023, após a saída de Luís Rodrigues para a liderança da TAP.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

NAV Portugal assume papel de liderança na Aliança COOPANS – Pedro Ângelo nomeado vice-presidente

O presidente executivo da NAV Portugal, Pedro Ângelo, foi...

DAMAC Air – Nova companhia com sede no Dubai pretende abrir uma nova era nas viagens de luxo

O Grupo DAMAC Properties, conhecido no Médio Oriente pela...

COMAC uniformiza designações dos seus aviões – ARJ21 muda de nome para C909

A fábrica chinesa de aviões COMAC decidiu mudar a...