Passageiros de Portugal Continental voltam à lista vermelha no Reino Unido

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo britânico acaba de anunciar, na tarde desta quinta-feira, dia 10 de setembro, que os passageiros oriundos de aeroportos de Portugal continental – Lisboa, Porto e Faro – serão obrigados a cumprir uma quarentena de duas semanas, devido ao agravamento de casos de covid-19.

Acompanham Portugal nesta nova lista a Hungria, na Europa, a Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico Sul, e a Ilha Reunião, no Oceano Índico.

Portugal, apenas o território continental, é desta forma excluído da lista dos países que integram o corredor aéreo seguro para entrada nos aeroportos do Reino Unido. Esta decisão pode ser alterada pelos governos de cada um dos países que integram o Reino Unido – Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales.

“Através de informação aperfeiçoada, agora temos a capacidade de avaliar ilhas separadas dos seus países continentais. Se chegar a Inglaterra vindo dos Açores ou Madeira, não precisará de se isolar por 14 dias”, escreveu o ministro dos Transportes, Grant Shapps, na rede social ‘Twitter’.

A Escócia já tinha excluído Portugal da sua lista de “corredores internacionais” desde o dia 5 de setembro, enquanto que o País de Gales aplicou restrições um dia antes, mas manteve a Madeira e Açores isentos de quarentena.

Portugal só foi incluído na lista dos países com “corredores de viagem” com o Reino Unido há três semanas, a 20 de agosto, porém o aumento contínuo do número de casos de infeção em Portugal Continental terá pesado na decisão, que era esperada na semana passada, quando ultrapassou o nível de 20 casos por 100 mil habitantes.

Portugal contabilizou nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, 585 novos casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19 e na véspera tinha registado 646, mais do dobro das registadas na terça-feira passada.

O índice de transmissibilidade efetivo (Rt) encontra-se atualmente nos 1,12, um valor considerado de risco.

A situação epidemiológica de covid-19 em Portugal agravou-se desde meados de agosto, de acordo com um estudo da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), tendo sido registadas 3.909 novas infeções entre 17 e 30 de agosto.

A entrada em vigor das novas medidas no Reino Unido está marcada para o próximo sábado, dia 12 de setembro, às 04h00 locais. Os passageiros que chegam da Suécia vão passar a estar isentos de quarentena.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...