Um comunicado da SAUDIA Saudi Arabian Airlines, companhia de bandeira do Reino da Arábia Saudita, distribuído em Riade, na noite deste sábado, dia 15 de abril, confirma a destruição do seu avião Airbus A330-300, matrícula HZ-AQ30, num caminho de circulação de acesso à pista (taxiway)do Aeroporto Internacional de Cartum, capital do Sudão, na sequência de um ataque de forças militares anti-governamentais (LINK notícia relacionada).
Todos os passageiros e tripulantes da aeronave estão a salvo, tendo a tripulação sido acolhida na Embaixada da Arábia Saudita em Cartum, conforme documenta a imagem distribuída pela companhia, onde os tripulantes surgem acompanhados por funcionários diplomáticos colocados na capital do Sudão. A companhia não adianta o número de pessoas que estavam a bordo da aeronave.
Entretanto combate-se em toda a cidade de Cartum, prosseguindo durante a madrugada deste domingo, dia 16 de abril, os bombardeamentos a bases militares das Forças Rápida deIntervenção, facção do Exército sudanês que está na origem do ataque deste sábado. Os aeroportos continuam encerrados a toda a atividade da aviação comercial.