Passos Coelho diz que TAP seguirá caminho semelhante ao da Alitalia se não for privatizada

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A privatização da TAP foi um dos temas que marcou o debate quinzenal desta manhã na Assembleia da República, em Lisboa. O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho abordou o tema já no final e deixou um alerta: para a TAP continuar pública é preciso reestruturar como na Alitalia, o que levará ao despedimento de inúmeros trabalhadores. Para não despedir, o Governo decidiu privatizar a companhia aérea nacional.

Os partidos da oposição têm uma opinião unânime e pediram esta manhã a Passos Coelho para interromper o processo de privatização de 66% do capital da TAP, que deverá estar concluído até ao final de Junho do próximo ano.

Esta semana o novo secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, disse que prefere um aumento de capital através de uma dispersão da TAP em bolsa, ficando o Estado maioritário. Outro socialista, Ferro Rodrigues, recordou hoje, no Parlamento Português, as declarações da nova comissária da Concorrência, Margrethe Vestager, que afirmou esta quinta-feira em Bruxelas que há “algumas possibilidades” de recapitalizar companhias aéreas.

Passos Coelho explicou depois que “o contexto em que essas declarações têm sido citadas é diferente daquele que aparece nos debates”. “A comissária respondeu em abstracto. É sempre possível considerar a hipótese em que auxílios do Estado sejam susceptíveis de serem aprovados pela Direcção-Geral da Concorrência”, começou por dizer. “É sempre possível em teoria. É uma espécie de tiro único que se pode realizar de uma vez só, uma única medida por uma única vez, que está associada a um programa de reestruturação relevante da empresa”, prosseguiu.

“Claro que a Comissão Europeia só se pode pronunciar em concreto se um plano dessa natureza for apresentado. E só pode julgar como susceptíveis de colher apoio os auxílios para recapitalização em função de um projecto em concreto”, rematou.

E a propósito de uma recapitalização através de fundos públicos, Passos Coelho recordou o exemplo da Alitalia, a companhia de bandeira italiana. “Sabemos o que se passou com a Alitalia: passou por um processo destes, que foi encarado positivamente pela Comissão”.

1 COMENTÁRIO

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Governo Português envia avião da TAP com ajuda humanitária para o Rio Grande do Sul

O Governo português vai enviar, na próxima terça-feira, dia...

GOL e AZUL anunciam acordo de ‘codeshare’ que vigorará a partir do final de junho

As companhias aéreas brasileiras GOL e Azul anunciam nesta...

SATA Air Açores transportou doentes do Hospital de Ponta Delgada que estavam na Madeira

A SATA Air Açores realizou nesta quarta-feira, dia 22...