PCA e CEO da TAP despedidos “com justa causa” – Luís Rodrigues assume as duas funções

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Português anunciou nesta segunda-feira, dia 6 de março, que vai exonerar “com justa causa” o presidente do Conselho de Administração da TAP SA, Manuel Beja, e a presidente da Comissão Executiva do grupo aéreo português, Christine Ourmières-Widener.

Fernando Medina, ministro das Finanças, disse que a demissão surge na sequência do ‘Caso Alexandra Reis’ e depois de conhecido o parecer do Inspecção-Geral das Finanças (IGF) sobre o acordo entre a companhia aérea e Alexandra Reis, cujo conteúdo deverá ser revelado pelo Governo Português.

As conclusões do relatório, segundo notícias veiculadas pela imprensa portuguesa no último fim-de-semana, apontam para a nulidade do acordo entre a companhia aérea e Alexandra Reis, pelo que a indemnização de cerca de 500 mil euros, paga pela TAP, terá de ser devolvida. A administradora foi obrigada a demitir-se e a negociar uma indemnização devido a conflitos pessoais insanáveis com a CEO, a francesa Christine Ourmières-Widener. Alexandra Reis esteve na TAP, como administradora executiva entre 2017 e 2022. Após a demissão da TAP foi nomeada Presidente do Conselho de Administração da NAV – Navegação Aérea de Portugal, e meses mais tarde, secretária de Estado de Tesouro, função governativa da qual se demitiu, na sequência da divulgação do valor da indemnização que tinha negociado com a administração da companhia aérea, cuja legalidade estava a ser questionada.

Luís Rodrigues assume funções de Manuel Beja e de Christine Ourmières-Widener

O Governo Português, que representa o Estado Português, accionista único da TAP, escolheu Luís Manuel Silva Rodrigues (nossa imagem de abertura), que atualmente lidera a SATA Holding, funções que assumira recentemente, após alguns anos como presidente da SATA Sociedade Açoreana de Transporte Aéreo, para assumir os cargos de presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da TAP. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, em Lisboa, pelo ministro das Infraestruturas, João Galamba, que tem a tutela da TAP, numa conferência conjunta com o ministro das Finanças.

Luís Rodrigues foi administrador executivo da TAP entre junho de 2009 e dezembro de 2014, na equipa de Fernando Pinto. A seu cargo estiveram os assuntos relacionados com a Groundforce Portugal e com a TAP Manutenção e Engenharia do Brasil. Estava na SATA desde 2019.

Com a chamada de Luís Rodrigues para ocupar os lugares dos demitidos PCA e CEO da TAP, este é o segundo quadro que o Governo Português vai buscar à SATA, empresa de transporte aéreo sediada nos Açores e que está sob a tutela da Região Autónoma, por ter 100% de capitais públicos regionais. No mês passado, Mário Chaves, um antigo comandante de linha aérea da TAP, que tinha registado passagens pelo Grupo Icelandair (Islândia), Cabo Verde Airlines e pela SATA, como diretor de operações, assumiu as funções de diretor-geral da Portugália Airlines, empresa de transporte aéreo subsidiária da TAP SA (LINK notícia relacionada), substituindo Valter Fernandes, que tinha deixado a companhia para assumir funções de diretor de Manutenção e Engenharia da Emirates, no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Mário Chaves estava na SATA desde 2020 onde ocupava o cargo de administrador operacional do grupo e accountable manager, sendo responsável pela rede, operações e pelo handling.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

 ‘Portugal Stopover’ da TAP distinguido pelos leitores da ‘Global Traveller’ pela sexta vez

O programa Stopover da TAP Air Portugal foi distinguido...

EasyJet melhora resultados no primeiro semestre fiscal (2023-2024) mas ainda com prejuízo

A companhia aérea europeia de baixo custo EasyJet registou...

Major-general piloto-aviador da FAP na reserva lidera departamento de Segurança da Sevenair Academy

Mário Barreto foi nomeado para liderar o Departamento de...

Governo dos Açores garante “pleno funcionamento” da administração da SATA Holding

O Conselho de Administração da SATA Holding "está em...