A TAP Air Portugal deu o nome de ‘Pêro da Covilhã’, o explorador português que desempenhou um importante papel na preparação da viagem de Vasco da Gama à Índia, a mais um dos seus aviões de passageiros.
A companhia enaltece, assim, o papel conquistador dos Portugueses na época dos Descobrimentos, batizando um dos novos Airbus A321neo XLR, matrícula CS-TXC, com o nome do aventureiro, símbolo da expansão quinhentista.
Pêro da Covilhã é um dos personagens mais importantes da época dos Descobrimentos. Nasceu na Covilhã – a cidade que ficou associada ao seu nome – e, há mais de 500 anos, foi ele o primeiro português a pisar as terras da Índia. A pedido do Rei D. João II, foi incumbido de, por terra e mar, fazer o reconhecimento das costas do Índico, contribuindo para o sucesso da viagem de Vasco da Gama à Índia, em 1498. Tornou-se, assim, no primeiro explorador europeu das costas da Índia e África Oriental, facilitando a relação comercial entre a Europa e o Oriente.
O novo A321neo XLR, batizado no passado dia 22 de novembro, entrou ao serviço da TAP no dia 13 de setembro deste ano. Fez o primeiro voo na Airbus em 2 de setembro. Tem sido utilizado nas rotas de médio longo curso da companhia entre Portugal e a costa leste dos EUA e para Israel. A sua cabina está configurada em duas classes, com lotação para 16 passageiros em Classe Executiva e 155 em Classe Económica.