A Air Malta está a celebrar os seus 40 anos de actividade. Fundada em 1 de Abril de 1974 fez o seu primeiro voo com um Boeing 720B entre os aeroportos de Luga e de Londres/Heathrow.
Esta semana, como parte do program de celebrações da efeméride, ocorreu a cerimónia de recepção de um dos aviões da sua frota que foi pintado nas cores iniciais da companhia. A aeronave foi pintada na República Checa, depois de ter estado uma temporada alugado à companhia mexicana Interjet, e fez passagens baixas em diversas localidades da ilha-estado mediterrânica, antes de aterrar no Aeroporto Internacional de Malta, onde era aguardado por diversas entidades governamentais e por responsáveis da companhia aérea. Foram também convidados para estar presentes os elementos da tripulação do primeiro voo de há 40 anos. Entre os momentos marcantes do evento destacou-se um desfile de tripulantes (efectivos e aposentados) que envergavam as diversas fardas que foram usadas nas quatro décadas de existência da companhia.
Na Air Malta têm trabalhado também diversos pilotos portugueses, nomedamente na década de noventa, quando se verificou o encerramento em Portugal de três companhias de voos não regulares; Air Sul, Air Atlantis e Air Columbus.