O construtor esloveno Pipistrel anunciou ao ‘NewsAvia’ a entrega do seu avião número 800, um modelo da família Sinus/Virus, neste mês de junho.
A aeronave que saiu da linha de produção de Ajdovščina, que tem o mesmo nome do município da Eslovénia onde está a fábrica, foi vendida para a Argentina.
Representantes do comprador fizeram questão de marcar presença nesta cerimónia e viajaram desde a Argentina para simbolicamente receberem as chaves da aeronave.
Da esquerda para a direita
Boris Velikonja, chefe de Produção da Pipistrel; Ernesto M. Hayes “Teto”; André Hediger, representantes da Aeroatelier/Pipistrel na Argentina e Tadej Hozic, diretor de Produção da Pipistrel
Ivo Boscarol, director-geral da fábrica de Ajdovščina, no seu discurso de entrega reforçou o simbolismo e importância deste número para a fábrica e sobretudo para os seus trabalhadores.
“Perante um cenário generalizado de crise mundial na aviação, não são todos os construtores que rolam a aeronave número 800 da sua linha de produção. Tal feito só é comparável com a explosão do mercado da aviação nos anos 70. As aeronaves hoje em dia são produzidas em séries muito curtas, mas a Pipistrel conta ultrapassar a marca dos 1.000 aviões ainda este ano.
Estamos certos da concretização deste objetivo, desde a assinatura do contrato com as forças armadas da Índia ( LINK notícia anterior) o que coloca a Pipistrel numa posição de liderança entre os construtores de aeronaves micro-light e LSA na escala global”