Ponta Delgada e Porto no Top5 dos aeroportos europeus que mais crescem

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

sony_newsavia

 

O Aeroporto João Paulo II, na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores, e o do Porto, no Norte de Portugal, tiveram em Maio passado o segundo e terceiro aumentos mais fortes de passageiros dos aeroportos europeus com menos de cinco milhões de passageiros por ano. Os dados foram divulgados pelo capítulo europeu do ‘Airports Council International’ (ACI Europe), que na sua avaliação reuniu os dados de 203 aeroportos europeus.

Relativamente aos meses anteriores, uma das ‘novidades’ foi a ausência de Lisboa do Top5 dos aeroportos europeus com dez milhões a 25 milhões de passageiros por ano, posição que ocupou em dez meses de 2014 e na qual esteve nos primeiros quatro meses deste ano, mas que não atingiu em Maio, mês em que a sua actividade sofreu o impacto da greve de dez dias dos pilotos nas duas companhias da TAP.

Ainda assim, Lisboa teve um aumento de passageiros cerca de três pontos mais forte que a média dos aeroportos europeus, que tiveram um aumento em 5,6%, enquanto na capital portuguesa o aumento foi em 8,6%.

Aliás, pelos dados do ACI Europe, o Aeroporto de Lisboa cotou-se como o que teve o 15º maior aumento de passageiros, com mais cerca de 136,8 mil, e, assim, subiu uma posição no ranking global, de 29º em Maio de 2014 para 28º em Maio de 2015, com 1,727 milhões de passageiros.

Apesar do impacto que a greve do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) teve na TAP, que é a maior companhia em Lisboa, onde é a transportadora de mais de metade dos passageiros, Portugal manteve-se um dos países onde os aeroportos tiveram dos crescimentos mais fortes do mês de Maio, como assinala o director-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec.

Em comentário à evolução do movimento de passageiros nos aeroportos europeus em Maio, o executivo salienta que foi mais um mês de crescimento forte nos aeroportos em países da União Europeia, “liderado pelos aeroportos da Irlanda, Grécia, Portugal, Bélgica, Espanha e Hungria”, além de mercados de menor dimensão como a Eslovénia, a Croácia, Malta e Luxemburgo.

Os dados publicados pelo ACI, que relativamente a Portugal inclui os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada, indicam um aumento de passageiros em Maio em 9,5% ou 305,8 mil, para 3,513 milhões, que compara com um aumento médio em 5,6% ou 7,87 milhões do conjunto dos 203 aeroportos com dados publicados, que somaram 147,6 milhões, por subida de 5,8% em países da União Europeia e aumento em 5% nos restantes países do continente.

Para o maior aumento do movimento de passageiros em aeroportos portugueses, que o ACI baseia em variações relativas, contaram principalmente Ponta Delgada e o Porto, que atingiram os Top5 de crescimento dos seus grupos.

Ponta Delgada teve o 2º maior aumento do Grupo 4, com +43,6%, enquanto o aumento médio do grupo foi em 6,2%.

O Porto teve o 3º maior aumento de passageiros do Grupo 3, com +15,9%, atrás de Milão/Bérgamo, com +192,2%, mas que o ACI assinala reflectir o facto de em 2014 ter estado fechado entre 13 de Maio e 2 de Junho para manutenção da pista, e Basel-Mulhouse-Freiburg, com +16 por cento.

 

  • Texto publicado pelo portal de notícias de turismo e viagens PressTUR, parceiro editorial do Newsavia em Portugal

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...