Um piloto da companhia de voos executivos Private Airlines Germany GmbH, da Alemanha, morreu na tarde desta quinta-feira, dia 4 de janeiro, ao ser atingido frontalmente pela porta do avião onde pretendia embarcar e preparar para mais um voo.
O acidente verificou-se no aeroporto de Kittila, na Lapónia (Finlândia), onde o referido piloto, com cerca de 50 anos de idade, se preparava para mais um voo com um Gulfstream Aerospace G150, matrícula OE-GKA, de bandeira austríaca. O avião estava a ser preparado para fazer um voo com destino a Ekaterimburgo, na Rússia.
Desconhecem-se as causas da avaria da porta, mas o facto de existir muito gelo no aeroporto e a temperatura ambiente negativa poderão ser explicação para o não funcionamento do sistema hidráulico de abertura e contenção da porta.
A autoridade de segurança aérea da Finlândia confirmou o incidente e anunciou que foi aberto um processo de inquérito para determinar as causas do acidente que matou o comandante de nacionalidade alemã. Um outro piloto e uma assistente de bordo que assistiram ao desastre já foram ouvidos. A tripulação estava ao serviço da Skyline Aviation.
Relatos publicados em sites de aviação indicam que a porta abriu de forma abrupta atirando o piloto para o solo. Foi assistido e levado para um hospital, mas não resistiu à violência do impacto.
- Fotos © Matti Averio