Porto, Ponta Delgada e Faro destacados nos ‘rankings’ do ACI

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O ACI Europe (capítulo europeu do Conselho Internacional de Aeroportos) divulgou o seu Relatório de Tráfego referente ao ano de 2015, no qual surgem em destaque os aeroportos do Porto, no norte de Portugal, e de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, na região autónoma portuguesa dos Açores, devido aos resultados alcançados.

Este relatório, que agrega a informação dos quase 500 aeroportos em 45 países europeus associados ao ACI Europe, representando mais de 90% do tráfego aéreo comercial da Europa, é um documento de referência e agregador de estatísticas aeroportuárias internacionais. Com efeito, é o único relatório de transporte aéreo que inclui todos os tipos de voos civis de aviação de passageiros de e para a Europa: serviço completo, de baixo custo, charter e outros.

O tráfego de passageiros em toda a rede europeia aeroporto em 2015 cresceu a uma média + 5,2%. Nos aeroportos da União Europeia, o aumento médio do tráfego de passageiros foi de + 5,6% com os aeroportos na Irlanda, Portugal, Grécia, Roménia, Hungria, Eslováquia, Eslovénia e Lituânia a alcançar um crescimento de dois dígitos.

 

O “top 5” de crescimento do tráfego de passageiros para 2015 é o seguinte:

 

Grupo 1 (tráfego superior a 25 milhões de passageiros por ano):

Madrid/Barajas (+12.0%), Istanbul/Ataturk (+9.1%), Amsterdão (+6.0%), Londres/Heathrow e Barcelona/El-Prat (+5.7%) e Roma FCO (+5.0%)

 

Grupo 2 (tráfego entre 10 e 25 milhões de passageiros por ano):

Istanbul/ Sabiha Gokcen  (19.7%), Atenas (+19.1%), Dublin (+15.3%), Londres/Stansted (+12.8%) e Izmir (+12.1%)

 

Grupo 3 (tráfego entre 5 e 10 milhões de passageiros por ano): Milão/Orio al Serio (+18.6%), Gotemburgo (+18.1%), Berlim/Schönefeld (+16.9%), Porto (+16.7%) e Glasgow (+12.9%)

 

Grupo 4 (tráfego inferior a 5 milhões de passageiros por ano):

Ohrid/Macedónia (+53.3%), Ponta Delgada/Açores (+29.5%), Astracã/Rússia (+26.1%), Santorini /Grécia (+87.6%), Cluj e Timisoara, ambos na Roménia (+25.8%)

 

É de realçar que o Aeroporto de Faro (Grupo 3), durante o mês de Dezembro de 2015, teve um crescimento de 17,3% relativamente a período homólogo de 2014, tendo ficado no 4º lugar do top 5 europeu de crescimento mensal de tráfego de passageiros o que vem reforçar a aposta da ANA Aeroportos na captação de tráfego para o Algarve no Inverno IATA.

Olivier Jankovec, Director Geral do ACI EUROPE referiu que “2015 foi um ano muito bom em termos de tráfego de passageiros, com os aeroportos europeus a acolherem um valor estimado de 1,95 mil milhões de passageiros. Vinte por cento deles obtiveram um crescimento de dois dígitos e muitos quebraram novos recordes de tráfego – alimentado principalmente pelo crescimento continuado das companhias aéreas de baixo custo e de algumas companhias aéreas de países terceiros”.

Os aeroportos do Porto, de Ponta Delgada e de Faro, são geridos pela ANA Aeroportos de Portugal, do grupo VINCI Airports.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...