Portugal garante realização de voos de repatriamento de e para Moçambique

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo Português pediu desculpa e muita paciência pelos incómodos causados pela suspensão dos voos comerciais regulares de e para Moçambique a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de novembro, e comprometeu-se com a realização de voos de repatriamento.

Quem deu a cara foi o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que transmitiu a mensagem aos jornalistas na cidade do Porto, onde presidiu a um ato oficial. O governante sublinhou que o Governo vai realizar voos de repatriamento para quem está em Moçambique e quer regressar a Portugal e vice-versa.

Os voos regulares da TAP Air Portugal de e para Moçambique vão ser suspensos a partir das 00h00 de segunda-feira, 29 de novembro, anunciou na sexta-feira, dia 26 de novembro, o Ministério da Administração Interna (MAI), impondo ainda quarentena a passageiros oriundos de um conjunto de países africanos (LINK notícia relacionada).

A decisão de suspensão dos voos surge no seguimento das preocupações e medidas de contenção na União Europeia suscitadas pela deteção de uma nova variante, na África do Sul, potencialmente mais infecciosa, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou Ómicron.

“Agora o que vamos fazer é organizar voos, ou seja, promover a realização dos voos necessários para que cidadãos portugueses ou europeus e residentes em Moçambique que tenham de regressar a Portugal o possam fazer e, inversamente, cidadãos moçambicanos residentes em Portugal que queiram regressar ao seu país”, explicou Augusto Santos Silva.

O ministro adiantou que o Governo vai fazer com que estes voos sejam realizados o “mais rapidamente possível”, nomeadamente nos próximos dias, acrescentando quem a partir do momento em que disponha dos planos e programas referentes a estes voos, torná-los-á públicos.

Por esse motivo, além de desculpa e paciência, Augusto Santos Silva pediu serenidade, referindo que é sempre favorável para que as coisas se organizem da melhor maneira possível.

O ministro aproveitou ainda a ocasião para destacar a “total transparência” com que a África Austral, nomeadamente a África do Sul, tem agido em todo o processo, tendo informado “imediatamente” a detenção de uma nova variante.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Boeing 787 da Avianca Colômbia diverge para os Açores devido a emergência médica

Um Boeing 787-8 Dreamliner da companhia aérea colombiana Avianca,...

Agência Espacial Portuguesa tem conselho consultivo que inclui a diretora-geral da Saúde

A Agência Espacial Portuguesa PT Space vai ter um...

Gabão adquire maioria do capital da Afrijet para a transformar numa companhia internacional

A República do Gabão decidiu fazer um investimento estratégico...

TAAG admite constrangimentos de frota e reprograma voos para as próximas semanas

A TAAG Linhas Aéreas de Angola lamenta profundamente os...