Português Nuno Leal incluído na lista dos mais destacados executivos da aviação mundial

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O português Nuno Miguel Leal, que até ao ano passado foi diretor de Planeamento de Frota da TAP Air Portugal, foi distinguido, pela segunda vez, como um dos 40 mais destacados profissionais, com menos de 40 anos de idade, do sector da aviação mundial.

Nuno Leal figura novamente no ranking da revista norte-americana ‘Airline Economics’ que organiza a listagem. Uma lista organizada seguindo indicações de diversas individualidades ligadas ao mundo da aviação em todo o mundo. Nesta sua segunda nomeação, Nuno Leal foi ainda indicado como ‘Highly Commended’, fruto das recomendações recebidas por parte dos seus pares na indústria.

Como tem acontecido em anos anteriores, a ‘Airline Economics’ recebeu várias nomeações, as quais, e segundo a revista, mostram “a profundidade e a inspiração de jovens talentos em todos os sectores da indústria”. Com profissões diversas – advogados, banqueiros, executivos de companhias aéreas e outros – todos os que foram apurados para a lista final, ainda não tinham completado 40 anos no passado mês de julho.

Nuno Leal, tinha sido eleito em 2019 para esta mesma lista, num momento em que desenvolvia um interessante trabalho de reestruturação da frota da TAP Air Portugal, que compreendeu a chegada de cerca de 40 novas aeronaves Airbus, um processo que se alongou até ao corrente ano.

Presentemente Nuno Leal desempenha funções como conselheiro sénior para a ‘World Star Aviation’, empresa baseada em Londres, que abriu um novo escritório em Lisboa, e também é consultor técnico para a ‘Plane View Partners’, empresa baseada nos Estados Unidos da América.

Na edição especial da revista ‘Airline Economics’, que apresenta os nomeados na lista dos 40 gestores de aviação, com menos de 40 anos de idade, o gestor português é apresentado como um dos mais influentes na equipa da TAP que coordenou todo o trabalho de recepção dos novos aviões, e depois, já durante a pandemia que coordenou os trabalhos de reestruturação dos alugueres (leasings das aeronaves e dos motores) com empresas financeiras internacionais, antes avaliado em cerca de 4 mil milhões de dólares, e que diminuíram cerca de mil milhões, como resultado das negociações em que se empenhou a equipa de Nuno Leal.

Foi esse o seu último trabalho, antes de abandonar o Grupo TAP, onde esteve durante 14 anos, e antes de abraçar novos desafios profissionais, agora em empresas de consultoria internacional, de grande dimensão.

Nuno Leal trabalhou sempre na gestão e no planeamento de frotas. Nos primeiros anos na TAP foi responsável pela implementação do Esquema de Comércio de Emissões da União Europeia na companhia e apoiou a autoridade competente portuguesa e o Eurocontrol nos processos de implementação da empresa. Foi responsável pela reestruturação de produtos na TAP nos últimos anos e coordenou todos os programas de aeronaves de nova geração, incluindo a condução da TAP como cliente de lançamento do A320neo.

Nuno Leal licenciou-se e obteve o Mestrado em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico em Lisboa. Possui uma vasta experiência no planeamento de frotas e atividades de leasing e financiamento de aeronaves. Desde 2017, liderou na TAP o processo que conduziu ao financiamento, com sucesso, de mais de quatro mil milhões de dólares para aquisição de novas aeronaves e motores de tecnologia avançada para dar suporte ao processo completo de renovação da frota, que constitui um dos pilares do programa de recuperação das empresas aéreas.

Professor de Mestrado em Operações de Transporte Aéreo no ISEC, em Lisboa, também participou do Conselho Estratégico de Pesquisa Científica e Tecnológica em Operações de Transporte Aéreo.

Antes de ingressar na TAP Portugal, Nuno Leal foi pesquisador científico no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, tendo participado em vários programas europeus conjuntos.

 

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...