A empresa portuguesa Portway anunciou nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, que foi alcançado um novo Acordo de Empresa com os seus trabalhadores. Dos cinco sindicatos representados na empresa apenas um não concordou com a negociação agora concluída.
O novo acordo abrange todas as atividades da empresa de handling aeroportuário (assistência a aeronaves e passageiros em escala), diz um comunicado distribuído em Lisboa, no qual a Portway se congratula por ter sido possível alcançar o compromisso.
“A negociação permitiu alcançar um acordo equilibrado para todos os envolvidos”, diz a empresa que adianta os pontos que foram negociados:
- Pagamento da progressão de carreiras equivalente a retroativos a janeiro de 2019;
- A inclusão no acordo de todos os trabalhadores, de todos os negócios e atividades da Portway;
- Aumentos salariais acima da inflação para os três anos de duração do acordo;
- Um pacote alargado de benefícios sociais, nomeadamente um seguro de saúde aplicável a todos os trabalhadores;
- O fim do “banco de horas”;
- Manutenção das medidas de organização do trabalho acordadas na anterior negociação.
A Portway considera que este acordo se reveste de particular importância pois permite a existência de um instrumento de contratação coletiva estável e abrangente. Por isso, a empresa, que é controlada pelo Grupo Vinci, dono da empresa ANA Aeroportos de Portugal, que tem a concessão de 10 aeroportos no País, entende “estarem reunidas todas as condições para a manutenção de um ambiente de paz social e para que toda a organização se possa concentrar no futuro e no desenvolvimento do negócio”.
O acordo teve a concordância da maioria das estruturas sindicais com representação na Portway, nomeadamente SITAVA – Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, SINDAV – Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação, STHA – Sindicato dos Técnicos de Handling dos Aeroportos e SIMAMEVIP – Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas, com exceção à data do SINTAC – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil.