Presidente da Azul apresenta candidatura à privatização da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

David Neeleman, fundador e presidente da companhia AZUL Linhas Aéreas Brasileiras vai entregar esta sexta-feira, dia 15 de Maio, uma proposta para a compra de até 61% da TAP, anunciou esta manhã o ‘Jornal de Negócios’, em Lisboa.

David Neeleman, que reuniu esta quinta-feira com o Governo Português, já tomou a decisão, desconhecendo-se ainda quais os parceiros que integram o agrupamento liderado pelo empresário, revela a publicação portuguesa.

O prazo para a entrega de propostas à compra da TAP termina às 17 horas desta sexta-feira. A expectativa do Governo é que o processo tenha um ambiente competitivo, ou seja, que haja mais do que um concorrente, ao contrário do de que aconteceu em 2012, quando Germán Efromovich, empresário que controla o grupo Sinergy, dono da Avianca na América Latina, foi o único a apresentar uma proposta.

Há ainda três empresas de capital de risco e dois empresários portugueses que se têm movimentado nas últimas semanas e que estão ainda na lista dos possíveis candidatos à privatização de 61% do capital da companhia aérea de bandeira portuguesa.

O ‘Jornal de Negócios’ recorda que pelo caminho ficaram já grupos como a espanhola Air Europa, do grupo Globalia, e a Latam Airlines, que assumiram publicamente a sua falta de interesse na TAP. Ainda em Abril, o presidente da Globalia, Juan José Hidalgo,  disse que o grupo “desistiu” da ideia de adquirir a TAP, devido à elevada dívida da transportadora portuguesa e à impossibilidade de geri-la com “critérios privados”.

Também o presidente da Latam Airlines, o maior grupo de transporte aéreo da América Latina, Maurício Amaro, assumiu na mesma altura que perante as condições de mercado e a situação “desesperada” na tesouraria da TAP não participaria na privatização. A brasileira Gol terá igualmente perdido o interesse na aquisição.

O Governo decidiu que o processo de reprivatização da TAP seria efectuado através de uma venda directa de referência de até 61% das acções e uma oferta aos trabalhadores até 5%. As acções a alienar no processo de privatização ficam sujeitas a um período de indisponibilidade de cinco anos.

O primeiro critério da selecção do comprador da companhia aérea é a contribuição para o reforço da capacidade económico-financeira da TAP e da sua estrutura de capital. Serão ainda considerados o valor apresentado para a aquisição e a garantia de execução de um projecto estratégico.

 

Neeleman distribuirá 10% dos lucros anuais da TAP pelos trabalhadores

Como é política em todas as companhias aéreas que fundou, David Neeleman quer distribuir 10% dos lucros anuais da TAP aos colaboradores. Sindicatos da companhia contactados pelo ‘Jornal de Negócios’ dizem que a medida só pode ser bem recebida.

A imprensa portuguesa tem referido também que um dos grandes interesses do empresário que fundou e controla a companhia brasileira Azul no Grupo TAP, ´resulta do fato da TAP oferecer 12 portas de saída (ou entrada) para a Europa e das instalações da TAM M&E (ex-VEM), que, embora seja uma empresa deficitária actualmente, poderão ser muito úteis (oficinas de engenharia e manutenção aérea no Rio de Janeiro e em Porto Alegre) para a Azul que experimenta agora uma fase de grande crescimento, que tem sido garantido sem perda de prestígio, nem queda do nível de serviço oferecido aos seus clientes. É esta perspectiva de garantia de qualidade e crescimento sustentado que leva Neeleman a apresentar a sua candidatura hoje em Lisboa, o que o poderá ter reflexos muito positivos no posicionamento da sua companhia a nível global, dada a rede da TAP. No caso de ser aceite e de, também, ser uma proposta vencedora…

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...