Três candidatos apresentam propostas para a compra da TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A edição online do ‘Jornal de Negócios’, que se publica em Lisboa, anunciou nesta tarde de sexta-feira, dia 15 de Maio, pouco depois das 17 horas locais, prazo de fecho para a entrega de propostas, que o processo de privatização de até 61% da companhia aérea nacional TAP Portugal atraiu três candidaturas que são lideradas pelos empresários de nacionalidade brasileira David Neeleman e Germán Efromovich e pelo português Miguel Pais do Amaral.

David Neeleman mostrou-se muito optimista na última feira de turismo da ABAV, na cidade de São Paulo, acontecimento que teve cobertura do Newsavia.
David Neeleman mostrou-se muito optimista na última feira de turismo da ABAV, na cidade de São Paulo, em Setembro passado, onde o NewsAvia teve um primeiro contacto com o presidente da AZUL Linhas Aéreas. Nesse mês falava-se já do seu interesse pela companhia portuguesa.

O jornal confirma a entrega de acordo com fontes ligadas ao processo. O Governo da República Portuguesa marcou para as 20h00 de hoje, na hora dos principais telejornais televisivos, a divulgação de informações oficiais sobre o processo.

No total, a Parpública, holding que gere as participações do Estado Português em empresas, recebeu três propostas à privatização da companhia aérea nacional.

German Efromovich, um dos sócios do Grupo Sinergy, que controla a o universo de companhias agrupadas na marca Avianca na América Latina (incluindo a Avianca Brasil), participa sozinho no concurso, desconhecendo-se ainda a composição dos consórcios dos outros dois candidatos.

German Efromovich
German Efromovich tenta, pela segunda vez, comprar a companhia portuguesa, depois da tentativa falhada em 2012, no primeiro processo de privatização, que foi cancelado pelo Governo de Lisboa, alegando falta de garantias bancárias.

Ao contrário da tentativa de privatização da TAP de 2012, onde apareceu apenas um candidato, o processo que está agora em curso vai decorrer num ambiente competitivo.

 

 

Os passos seguintes do processo de privatização

De acordo com o caderno de encargos do concurso, no prazo de cinco dias úteis após a recepção das propostas vinculativas de aquisição – ou seja, na próxima sexta-feira, dia 22 de Maio – e após audição da TAP quanto à adequação aos interesses da sociedade das propostas vinculativas de projectos estratégicos, a ocorrer no prazo de três dias, a Parpública terá de elaborar um relatório que descreva pormenorizadamente as propostas recebidas e as diligências informativas.

O relatório que terá de incluir uma apreciação de cada um dos proponentes e das respectivas propostas, determinando o seu mérito relativo em função dos critérios de selecção definidos.

De acordo com as regras do concurso, o Conselho de Ministros pode, em alternativa, determinar que se realize uma fase de negociações, com vista à apresentação de propostas vinculativas melhoradas e finais.

Também a comissão especial de acompanhamento da privatização da TAP liderada pelo economista e professor universitário Cantiga Esteves irá pronunciar-se.

 

  • Todas as notícias sobre o processo de privatização da TAP Portugal neste LINK

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...