Já se encontra em Lisboa o primeiro avião Airbus A321neo da TAP Air Portugal, que recebeu a matrícula CS-TJI do Registo Nacional de Aeronaves.
O avião foi recebido formalmente pela companhia portuguesa na terça-feira, dia 19 de junho, no Centro de Entregas da Airbus em Finkenerder, em Hamburgo, Alemanha, onde foi montado. Viajou para Lisboa ao fim da tarde, onde aterrou pelas 23h38.
Nuno Leal, chefe de frota da TAP, confirmou ao ‘Newsavia’ que o primeiro A321neo, com capacidade para 216 passageiros, entrará ao serviço da companhia na próxima semana, nas rotas regionais com maior densidade de tráfego, nomeadamente grandes cidades europeias e para a ilha da Madeira.
É o segundo avião que a TAP recebe de uma encomenda de 53 aeronaves de nova geração que a companhia portuguesa fez à Airbus: 15 A320neo, 24 A321neo e 14 A330-900neo. O primeiro avião, um A320neo está ao serviço da TAP desde o mês passado.
Primeiro voo comercial do A330-900 da TAP será entre Lisboa e Guarulhos
Também nesta terça-feira foi apresentado em Lisboa o primeiro avião A330-900neo que virá a integrar a frota da TAP, mas o aparelho não está ainda entregue à companhia portuguesa.
A apresentação foi da responsabilidade da Airbus, que seguirá para uma viagem pelos cinco continentes com tripulações de cockpit e pessoal técnico da Airbus, embora no primeiro périplo para o continente americano, sigam no cockpit pilotos portugueses.
O avião, que receberá a matrícula CS-TUA, circulará com matrícula provisória francesa (as que são concedidas aos aviões da Airbus em testes para entrega) até ao final do Verão, data em que terminarão os voos de certificação tipo da aeronave.
O contrato feito com a TAP implica que depois dos voos de teste sejam mudados os motores e feita uma revisão técnica adequada para entregar a aeronave como nova ao operador português, o que só deverá acontecer no final de setembro deste ano.
O primeiro voo comercial do CS-TUA será entre Lisboa e São Paulo-Guarulhos, em data ainda não definida.
- Na imagem de abertura vemos o novo A321neo da TAP fotografado na fase de testes em Finkenwerder/Hamburgo – Foto © Tobias Gudat