Primeiro B757-200 da Icelandair já está na Cidade da Praia (Cabo Verde)

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Chegou na tarde deste domingo, dia 5 de novembro, ao Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, ilha de Santiago, o primeiro avião Boeing 757-200 da Icelandair que vai integrar a frota da TACV Internacional/Cabo Verde Airlines, companhia aérea nacional da República de Cabo Verde e que resulta das mudanças ocorridas nos últimos meses na transportadora estatal, que prescindiu do seus direitos de tráfego inter-ilhas, a favor da Binter Cabo Verde.

Como já tem sido noticiado, o Governo de Cabo Verde assinou no passado dia 10 de agosto um acordo de cooperação com o grupo islandês ‘Loftleider Icelandic’, segundo o qual os islandeses irão fazer um projeto de reestruturação da companhia aérea do país, assim como fornecer os aviões para a futura implementação da empresa africana no mercado internacional (LINK notícia relacionada).

Desde meados do passado mês de setembro que a TACV está impedida de voar com equipamento próprio para outros aeroportos, devido a uma avaria pesada no seu único Boeing 757-200, retido em Cabo Verde. Devido à crise económico-financeira que o a companhia atravessa, sobretudo em termos de endividamento da empresa, não foi possível substituir um dos motores da aeronave, pelo que os voos para a Europa e para o Brasil e Estados Unidos da América têm vindo a ser assegurados por aviões da White Airways e da Euro Atlantic Airways, respetivamente, companhias portuguesas que têm sido contratadas pelo broker ‘Empty Leg’, com sede em Lisboa.

Neste domingo chegou o primeiro Boeing 757-200 (matrícula TF-FII), que vem com pintura da Icelandair. Na terça-feira, dia 7 de novembro, chegará o segundo avião do mesmo modelo (matrícula TF-FIW), que já está com decoração exterior modificada, com as cores da TACV, vendo-se Cabo Verde Airlines bem visível na fuselagem.

Na última Expo Abreu, feira de viagens realizada em Lisboa no fim-de-semana de 28 e 29 de outubro passado, no stand da TACV já estava anunciada a retoma dos voos da companhia com equipamento próprio (neste caso alugado em regime de ACMI à Icelandair) para 7 de novembro com voos diários da Cidade da Praia para Lisboa, e para 3 de dezembro com quatro voos por semana para os aeroportos brasileiros de Fortaleza e Recife (voos triangulares).

O primeiro B757-200 que chegou ao Aeroporto da Cidade da Praia foi saudado com um arco de água pelos bombeiros aeroportuários. Trata-se de um aparelho recebido novo na companhia islandesa no ano de 1990. Tem um total de 27 anos e seis meses de serviço. Ao longo da sua atividade foi alugado a outras companhias, nomeadamente a Santa Barbara Airlines, de Venezuela. Nas últimas semanas estava a fazer as ligações regulares da Icelandair de Reiquejavique, capital da Islândia, para diversos aeroportos norte-americanos. Está equipado com dois motores Rolls-Royce e apresenta a configuração de 22 poltronas na Classe Executiva e 161 na Classe Económica. Um total de 183 lugares, que deverá manter na operação ao serviço da companhia cabo-verdiana.

Na quinta-feira passada, dia 2 de novembro, o ‘Newsavia’ solicitou à TACV informações mais precisas sobre esta nova operação, já com aviões da Icelandair, cujas respostas ainda aguardamos. Esperamos voltar a abordar esta matéria no decorrer desta semana.

 

  • Fotos © Carlos Freitas

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...