Primeiro dos seis helicópteros UH-60 para a FAP realizou voo de teste nos EUA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Estado Maior da Força Aérea (EMFA) anunciou nesta quinta-feira, dia 17 de agosto, que o primeiro dos seis helicópteros Sikorsky UH-60 Black Hawk, que serão entregues à Força Aérea Portuguesa (FAP) nos próximos meses, foi testado pela primeira vez nos Estados Unidos da América (EUA).

O primeiro voo do aparelho, após as necessárias modificações exigidas no contrato para a FAP, teve lugar na quarta-feira, dia 16 de agosto, no Aeroporto Municipal de Enterprise, no Estado do Alabama.

“O voo, efetuado com uma tripulação da ‘Arista Aviation Services’ (AAS), teve a duração aproximadamente de 30 minutos e foi o primeiro após o longo e complexo processo de recondicionamento e modernização do helicóptero, permitindo verificar o bom funcionamento dos seus principais sistemas”, diz um comunicado do EMFA.

Seguir-se-ão outros voos de teste, nos quais serão testados todos os sistemas e equipamentos do helicóptero por forma a garantir a aeronavegabilidade da aeronave. Estes testes antecedem o processo de aceitação que decorrerá durante o mês de setembro.

Este aparelho, com o número de cauda 29801, é o primeiro de seis helicópteros UH-60 adquiridos pela Força Aérea Portuguesa à AAS, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, e que visam dotar o Estado Português de meios próprios para o combate aos incêndios rurais.

O segundo helicóptero, com o número de cauda 29802, encontra-se na fase final do processo de modificação e tem o seu primeiro voo agendado para o início de setembro.

Estes seis helicópteros UH-60A Black Hawk foram adquiridos no ano passado às Forças Armadas dos Estados Unidos da América, quando já contavam com cerca de 30 anos de serviço. Foram totalmente revistos e modernizados para adequar-se ao serviço que a Força Aérea Portuguesa pretende atribuir-lhes, que é o apoio logístico e combate a fogos florestais, um trabalho que nos últimos anos passou a ser da responsabilidades da aviação militar portuguesa.

 

  • Foto © EMFA

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Turismo de Portugal conquista prémio de melhor destino no ‘Routes Europe 2024’

O Turismo de Portugal venceu o galardão de ‘Melhor...

Moçambique prossegue investigação sobre alegados desvios de receitas na companhia aérea estatal LAM

A procuradora-geral da República de Moçambique confirmou que estão...