Primeiro Embraer E190 convertido em cargueiro levantou voo em São José dos Campos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O primeiro jato E190F convertido de transporte de passageiros para cargueiro (E-Freighter), completou com sucesso o seu primeiro voo na passada sexta-feira, dia 5 de abril, em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, no Brasil, após intervenção adequada nas instalações da Embraer, anunciou a fábrica brasileira de aeronaves.

A equipa da Embraer voou com o jato E-Freighter durante cerca de duas horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que continuará os testes antes de entrar em operação, informou a empresa. A aeronave pertence à Regional One, uma empresa norte-americana de aluguer de aviões (leasing).

“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócio para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do comércio eletrónico por transporte de carga e combinando a família de E-Jets de alta tecnologia a um desempenho operacional imbatível”, diz Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o rápido progresso do E190F e do E195F durante o período de testes. Esses jatos serão ferramentas importantes para os nossos clientes e permitir-lhes-ão trabalhar com entregas mais ágeis e descentralizadas.”

O primeiro voo faz parte de uma série de avaliações que a Embraer está realizando antes dos jatos E-Freighter entrarem em operação. A aeronave já obteve sucesso nos testes de pressurização em solo e de carga.

Os E-Jets convertidos para cargueiros terão mais de 50% a mais de capacidade de volume, três vezes o alcance de grandes turboélices de carga e até 30% de custos operacionais mais baixos do que os aparelhos concorrentes na gama de corredor único. Se combinarmos a capacidade sob o piso e o convés principal, a carga estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e 14.300 kg para o E195F.

Lançado em 2022, o programa de Conversão de Passageiros para Carga (P2F) E190F e E195F envolveu uma rede global de mais de 40 fornecedores e mais de 600 funcionários que dedicaram mais de meio milhão de horas ao E-Freighter.

  • Fotos © Embraer/Cláudio Capucho

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos apoiam parecer da administração da SATA sobre a privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) de...

Sindicatos criticam proposta da OGMA – Trabalhadores reúnem-se em plenário

Três sindicatos voltaram a criticar, em véspera de plenário...

LAM já pode transportar carga aérea de Moçambique para Lisboa

A Confederação das Associações Empresariais de Moçambique (CTA) diz...