Primeiro satélite geoestacionário angolano entra em órbita na terça-feira

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Faz parte da maior comunidade de aviação em portuguêsA entrada em órbita do ‘Angosat-1’ está prevista para a terça-feira, dia 26 deste mês, pelas 19 horas, depois de concluída a fase de integração do satélite angolano ao módulo lançador. O lançamento será feito por meio do foguetão transportador ucraniano Zenit, a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão.

A informação foi avançada na quinta-feira, dia 21 de dezembro, à imprensa, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, que é também o coordenador geral do Programa Espacial Nacional.

O ‘Angosat’, construído na Rússia, com 1.055 quilogramas e 262,4 quilogramas de carga útil, ficará na posição orbital 14.5 E e terá uma potência de 3.753 W, na banda CKu, com 16C+6Ku repetidores. Terá 15 anos de “vida útil”.

Como satélite geoestacionário artificial, o ‘Angosat’ estará localizado a 36 mil quilómetros acima do nível do mar. A sua velocidade coincidirá com o da rotação da terra e conseguirá cobrir um terço do globo terrestre.

O centro de controlo e missão de satélites do ‘Angosat-1’ encontra-se na comuna da Funda, norte da província de Luanda. O satélite angolano vai possuir um centro primário de controlo e missão em Angola e outro secundário na Rússia, em Korolev. Este é um dos sete projetos do Programa Espacial Angolano.

O vice-primeiro-ministro da Federação Russa, Yuri Trutnev garantiu, no passado dia 13 de novembro, que o satélite ‘AngoSat-1’, construído pela Corporação Energética de Míssil e Espaço da Rússia, para o Governo angolano, está programado para ser lançado neste mês.

Em 2009 foi assinado o contrato entre Angola e a Rússia para a construção, lançamento e operação do satélite ‘AngoSat-1’. Os países estiveram representados pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação da República de Angola e pela FSUE “Rosoboronexport”, respectivamente.

O ‘AngoSat-1’ é a denominação do primeiro satélite angolano geoestacionário que fornecerá oportunidades de expansão dos serviços de comunicação via satélite, acesso à internet, rádio, e transmissão televisiva.

 

  • Texto distribuído pela agência de notícias nacional ‘Angop’.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...