Principais aeroportos do Brasil obtêm nota histórica de satisfação dos passageiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Os passageiros que circularam nos 20 principais aeroportos do Brasil, no terceiro trimestre de 2019, deram a maior nota de sempre na pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura. Iniciada em 2013, a ‘Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário’ apontou, entre julho e setembro, uma nota média de 4,42 para o conjunto dos aeroportos, numa escala de um a cinco, onde um é ‘muito ruim’ e cinco é ‘muito bom’. Isso significa que os aeroportos são considerados ‘bons’ ou ‘muito bons’ para 91% dos 25.461 passageiros entrevistados.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhoria sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%. A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.

Dos 38 indicadores pesquisados, 79% tiveram média superior a quatro (bom), ficando dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O levantamento serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Os resultados incentivam a competitividade ao elevar os parâmetros de qualidade e explicitar o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços.

 

O agrupamento ‘facilidades ao passageiro’, que contempla a avaliação de oito itens (como estacionamento, lojas e lanchonetes), obteve a pior avaliação média: 3,56. Já a avaliação dos órgãos públicos nos aeroportos recebeu a maior nota média geral por agrupamento de indicadores: 4,57. Neste quesito, os passageiros avaliaram a cordialidade dos funcionários e o tempo de espera nas filas de alfândega, migração e imigração.

As companhias aéreas receberam a segunda melhor nota média geral: 4,52. Os itens pesquisados foram cordialidade e a disponibilidade dos funcionários, tempo de fila no check-in, restituição de bagagem e disponibilidade e qualidade das informações. A média percentual de evolução de todos os indicadores pesquisados, desde o início da série histórica em 2013, é de 14%. Os 20 aeroportos pesquisados são responsáveis por 87% do total de passageiros transportados no Brasil.

Os aeroportos que registaram melhoria na avaliação geral em relação ao terceiro trimestre do ano passado foram os de Florianópolis, com evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7% de aumento da nota média dos usuários. Também registaram melhoria os aeroportos de Goiânia (1,7%), Brasília (1,5%), Vitória (1,3%), Maceió (1%), Cuiabá (0,8%), Campinas (0,7%), Curitiba (0,7%), Manaus (0,5%), Porto Alegre (0,5%), Rio/Santos Dumont (0,4%) e São Paulo/Congonhas (0,1%).

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

AZUL terá voo direto entre Recife e a cidade do Porto, no norte de Portugal

A companhia brasileira AZUL foi autorizada a iniciar um...

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Parlamento Europeu aprova novas normas sobre registo de dados de passageiros aéreos

O Parlamento Europeu deu luz verde a duas novas...