O processo de venda das ações da Cabo Verde Airlines decorre “dentro da normalidade” e ficará concluído a 31 de Dezembro de 2019, garantiu o Governo cabo-verdiano em comunicado divulgado nesta segunda-feira, dia 11 de novembro.
O comunicado divulgado na Cidade da Praia pelo Ministério das Finanças recorda que o processo de venda de 51% das ações da TACV ao parceiro estratégico, Loftleidir Cabo Verde, foi assinado a 1 de março deste ano, estando a decorrer a venda da parcela restante de 49 por cento.
Na sequência da venda da maioria do capital ao grupo da Islândia, o Estado de Cabo Verde passou a deter 49% da ações da companhia, tendo o Governo optado por vender 10% aos trabalhadores e aos emigrantes cabo-verdianos, num total de 100 mil ações, e os restantes 39% a investidores institucionais (390 mil ações).
O Governo procedeu já à venda de ações aos trabalhadores, tendo 91 funcionários da antiga transportadora aérea pública cabo-verdiana passado a ser acionistas, numa operação que decorreu de 1 de julho a 1 de setembro através da Bolsa de Valores de Cabo Verde.
O secretário de Estado das Finanças, Gilberto Barros, disse a 20 de Setembro passado que a venda das ações representativas de 39% do capital social da Cabo Verde Airlines aos investidores institucionais vai ser realizada através de um leilão competitivo, atendendo a que a procura era, nessa altura, já superior à oferta.
- LINK notícia relacionada
- Foto ©HugoGuerraPlanespotter