Processo de privatização da TAP só estará concluído em 2017

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Votação Newsavia - Startup Madeira Innovation Awards 2016

O ministro do Planeamento e Infraestruturas de Portugal disse nesta terça-feira, dia 18 de outubro, em Lisboa, que as negociações para reestruturar a dívida da TAP estão “em curso”, mas o parecer do regulador da aviação sobre a recomposição do capital acionista só deve acontecer no próximo ano.

Pedro Marques afirmou, numa conferência de imprensa, que está “neste momento em desenvolvimento” a negociação do reescalonamento da dívida da empresa com o setor financeiro, bem como a obtenção das autorizações das entidades que têm contratos com a TAP, para poder avançar para a fase seguinte de oferta pública de venda aos trabalhadores e a nomeação de um novo conselho de administração.

Só depois de todos estes passos – que o ministro espera concluir este ano – é que a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) se poderá pronunciar sobre a operação.

“Admito que o parecer da ANAC – cujo prazo só começa a contar depois de concluídas todas estas fases e da nomeação da nova administração – entre no próximo ano, mas toda a fase anterior gostava que se concluísse em 2016”, afirmou Pedro Marques.

O governante salientou que houve alguns “constrangimentos” que dificultaram a conclusão de um acordo com os financiadores da TAP, mas que já estão ultrapassados.

O processo de privatização da TAP está em curso, com o acordo de compra e venda de ações da TAP, assinado pelo Governo e que permite ao Estado Português ficar com 50% da transportadora aérea, após ter recebido ‘luz verde’ da Autoridade da Concorrência.

No processo, está ainda a faltar a reestruturação da dívida com a banca e a aprovação da operação pelo supervisor da aviação (ANAC).

Neste modelo, o consórcio ‘Atlantic Gateway’ fica com 45% da TAP, podendo chegar aos 50% com a aquisição de 5% do capital que será entretanto colocado à disposição dos trabalhadores.

 

  • O texto foi divulgado pela imprensa portuguesa e é da autoria da agência noticiosa Lusa

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TAP Air Portugal retomou rota direta entre a Venezuela e a ilha da Madeira

– Cerimónia oficial e decoração a preceito na zona...

TAP Air Portugal terá 95 voos semanais para o Brasil no mês de julho

Uma delegação da TAP Air Portugal, liderada pelo seu...

Teste de táxi aéreo elétrico pode definir novo tipo de transporte para peregrinos do Hajj, na Arábia Saudita

Num movimento histórico, a Arábia Saudita conduziu com sucesso...